Esporte e diversão para os pequenos

Atualizado em 22 de julho de 2016
Mais em Papo de Corrida

Por Odara Gallo, Marina Gomes e Thays Biasetti

O dia foi de esporte e muita diversão na primeira edição do Mundo Kids, realizado neste sábado, 30 de agosto, na Hípica de Santo Amaro, em São Paulo. Cerca de mil crianças participaram das provas de corrida, com baterias divididas por idade, e das diversas atrações culturais e esportivas disponíveis na arena.

Incentivada pelos pais corredores, Alexandre Granero, 40 anos, e Lucia Helena Mercuri, 45 anos, Camilla, 7 anos, participou da corrida e ficou satisfeita com seu resultado. “Gostei de ganhar a medalha”, disse momentos depois de completar a prova e receber seu bolo Ana Maria, Gatorade e frutas. Após completar seu desafio, Camilla foi recebida pelos pais e pela irmã mais velha. “Estou esperando a minha vez de correr, é a primeira vez que faço os 400 m. Gostei muito de assistir à minha irmã correndo”, disse Isabella, 11 anos.

Além da corrida, as crianças puderam realizar um passeio educativo com bikes Caloi. Os grupos saíam do estande promovido pela marca, que também ofereceu oficina de brinquedos. Os maiores pedalaram pela Hípica em uma espécie de trilha, enquanto que os menores ficaram dentro da própria arena. Enzo, 5 anos, contou quais foram as suas dificuldades com o passeio de bike. “Na grama, tinha que fazer mais força para pedalar, mas gostei. Caí várias vezes apostando corrida com os outros, mas não machucou”, disse.

Nem a baixa temperatura, com média de 12,5°C entre 8h e 17h, afetou a animação dos pequenos. Ficar de fora do evento nem passou pela cabeça de Maria, 4 anos, que logo apresentou uma solução para a mãe. “A irmã mais velha, de 7 anos, não quis vir por causa do frio, mas a Maria estava toda animada em casa pedindo para eu a trazer. Ela falava que se chovesse era só colocar um boné que estava tudo bem”, brincou Rita Claudia Pereira Horta, 41 anos, advogada.

Para se divertir e relaxar
As opções de atividades eram muitas, suficientes para preencher o dia inteiro dedicado aos pequenos. Pela manhã, os professores de Yoga João Soares e Glauco Tavares contaram com a participação dos pais para apresentar histórias com alguns ensinamentos de ioga e realizar posturas priorizando respiração e relaxamento, tudo com muito bom-humor para atingir em cheio as crianças. Na parte da tarde, Lilly Hastings deu uma aula para pais e filhos em que os adultos ajudavam na execução dos pequenos. A dona de casa Silvia Noriko Uchida, 49 anos, é praticante e ficou satisfeita com a oportunidade do filho Mauro, 5 anos, ter contato com a filosofia. “Incentiva meu filho a praticar esportes e a competir de forma saudável”, contou.

Para estimular ainda mais a inteligência física e emocional das crianças, houve duas sessões de exercícios funcionais comandadas por Luciano D’Elia. “Foi muito proveitoso. A idéia do treino para as crianças é de ser uma brincadeira e foi exatamente isso, eles já chegaram brincando”, disse o especialista em técnicas de treinamento funcional. “Você consegue trabalhar a concentração, o equilíbrio, a flexibilidade, que são habilidades importantes tanto para o adulto quanto para a criança”, completou D’Elia que, além de ministrar as aulas, levou o filho Ricardo, 8 anos, para participar do evento. “Há dois meses o Ricardo está falando dessa prova e ele adorou”, disse. “Fiz alongamento antes e estava um pouquinho nervoso para a corrida”, contou Ricardo depois de correr os 200 metros acompanhado pelo pai dedicado que repetiu o percurso pelo lado de fora para não perder nenhum lance.

As apresentações teatrais do Mundo Kids com a dupla Furunfunfum e o grupo Parlapatões fizeram grande suceso. A primeira levou manipulação de bonecos e muito bom-humor com o Macaco Simão. “Adorei o teatro do macaco. Foi bem engraçado”, disse Maria Clara Castro, 10 anos, que participou da sua primeira corrida e veio da cidade de São José do Rio Preto especialmente para o evento. O pai, Nélio de castro Gomes, 54 anos, empresário, também é corredor e deu todas as dicas para a iniciante no esporte. “Logo que eu contei do evento ela já se interessou. Chegamos até a fazer alguns treinos para a Maria Clara ter uma noção da distância que iria percorrer”, contou. “Dei algumas dicas para ela guardar energia. Falei para segurar o ritmo no começo para ter gás para o fim”, completou. E a pequena seguiu à risca os conselhos. “Me senti bem correndo. Quando cheguei perto do fim, vi que conseguiria ultrapassar a menina que estava na minha frente, mas se eu fizesse isso não ia conseguir terminar”, contou Maria Clara.

Os Parlapatões levaram para o evento a fórmula que sempre funciona entre as crianças com os clássicos do circo. Vitor Scatolin, 12 anos chegou ao evento às 9h e aproveitou ao máximo todas as atividades “Gostei muito da peça. Principalmente no começo, que o palhaço veio brincar perto da gente”, disse. Mas a lembrança que o garoto não via a hora de levar para casa era mesmo a medalha, que ele contemplava no pescoço do irmão, que já havia corrido. “Essa medalha é especial, porque é a mais bonita de todas as provas que já participei”, falou.

Margareth Faustino, 41 anos, aeroviária, levou a filha Sophia e a amiguinha, ambas de 9 anos para o evento. “Eu tirei foto, fiquei um pouco no Espaço Saúde e assisti ao teatro. Achei muito divertido”, falou Sophia. O estande de foto foi promovido pela Adidas, onde os pequenos puderam registrar os momentos de diversão com imagens que poderão ser baixadas gratuitamente no site da prova. “Este evento é uma forma excelente de entrar em contato com o público infantil, aliando cultura e bem-estar ao esporte além de promover uma forma de lazer saudável tanto para as crianças quanto para os pais”, afirmou Paulo Ziliotto, gerente de comunicação da Adidas. Já o Espaço Saúde foi promovido pela Welleda e pela Nuk, com orientações de saúde, exposição de produtos e pinturas artísticas no rosto e cabelos das crianças.

Que hora tão feliz!
Para manter o gás e animação, nada melhor do que um lanchinho entre uma brincadeira e outra. Para isso, os participantes contaram com o espaço Pic Nic. A distribuição de Toddynho, suco Fruthos e pipoca fez com que a tenda não ficasse vazia um só instante. Ao completar seus desafios, todas as crianças ganharam ainda Gatorade e bolo Ana Maria. Escolher qual das atividades era a mais interessante não foi tarefa fácil entre os pequenos, mas a hora do lanche não foi esquecida por nenhum dos entrevistados. “Gostei mais da oficina de brinquedos, do teatro e do Toddynho”, disse Natalia, 11 anos, que participou do evento acompanhada dos pais e do irmão Felipe, 6 anos, ambos incentivados pela tia corredora Cíntia Piagentini, 29 anos, analista financeira.

:: Serviço
Mundo Kids – São Paulo
Data:
30 de agosto de 2008
Horário: das 8h às 17h
Clima: nublado
Distâncias: várias
Temperatura: 12,5°C (média)
Umidade: 88% (média)
Inscritos: 1.200
Preço da inscrição: R$ 60 e R$ 40 para assinantes O2, VO2 e Prana