ShutterstockFoto: Shutterstock

Legging para homens: conforto na corrida e olhares tortos nas ruas

Atualizado em 20 de março de 2017
Mais em Papo de Corrida

A calça legging, muito utilizada pelas mulheres durante exercícios físicos, também invadiu o guarda-roupa masculino. Nos parques, não é raro encontrar homens que optam por leggings masculinas durante a corrida, deixando de lado os tradicionais shorts. Quem incorporou a novidade explica que trata-se de uma questão de conforto, mas relata que a legging pode despertar olhares tortos nos parques e nas ruas.

Na Europa e nos Estados Unidos, as meggings – leggings masculinas: uma fusão entre “leggings” e “men” – começaram a ganhar espaço entre o público jovem a partir de 2009 e vieram acompanhadas por polêmica. Megan Collins, especialista de moda da GQ norte-americana, disse que “o único lugar onde leggings devem estar no armário de um homem é na gaveta reservada para sua namorada”.

O modelo Rômulo Souza, de 26 anos, ignora os comentários pejorativos e vê benefícios no uso na legging durante a corrida. “É uma questão de conforto, sem dúvida. No início, eu tive receio. Sou modelo e conheci por meio de uma grande marca. Durante o longão, a calça dá mais aderência à musculatura. Sinto minha musculatura mais rígida, mais protegida”, conta.

 

 

A opinião é compartilhada pelo bartender e músico Ciro Medeiros, também de 26 anos, que não nota grandes mudanças em seu desempenho durante a corrida, mas vê a legging masculina como um acessório mais confortável do que o shorts. Em seus treinos nas ruas de São Paulo, ele percebe olhares de desaprovação em sua direção, mas garante que não se incomoda com as reações.

“Já percebi que, quando estou correndo na rua, olham meio torto. Vejo que algumas pessoas ficam me olhando, comentando, mas não ligo, não. Levo na boa. Se gostaram da calça, até peço que comprem para mim”, diz, rindo.

“Rola aquele olharzinho diferente. Muitos pensam que quem usa legging é só mulher, mas não tem nada a ver. Eu procuro conforto. Um dia, correndo no parque, um cara metido a valentão me disse: ‘Olha o tamanho do negão… Vai vestir uma calça dessas?'”, acrescenta Souza, que costuma correr no Parque Ibirapuera, na capital paulista.

Apesar do conforto, nem todas as leggings são peças de compressão, que auxiliam a circulação sanguínea e melhoram o desempenho dos atletas.

As leggings podem ser facilmente encontradas nas principais páginas de e-commerce e nas lojas de grandes marcas de material esportivo. “Hoje o mercado está mais aberto. Há uma grande variedade para os homens”, conclui Souza.