Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como limpar o tênis para evitar o mau cheiro

O mau cheiro nos calçados pode ser uma desagradável consequência da prática da corrida. Mas não é preciso entrar em pânico. Há como limpar o tênis e evitar este problema. Ele geralmente é resultado da ação de fungos e bactérias que se alimentam do suor e das células de pele morta. E este tipo de micro-organismo se desenvolve mais facilmente em locais quentes, úmidos e escuros. Exatamente como os seus amados calçados de corrida. Daí a importância de higienizá-los com frequência para evitar este problema.

Para fazer isto, retire a palmilha para limpá-la separadamente e passe um pano úmido com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre de vinho branco na parte interna do calçado. “Caso a pessoa tenha uma transpiração mais intensa também pode acrescentar um pouco de bactericida na solução de água e vinagre ou utilizá-lo em spray”, explica o gerente operacional da Quality Lavanderia, Ricardo Monteiro.

O ideal é limpar os calçados depois de cada corrida, mas se isso não for possível, tente fazê-lo ao menos uma vez por semana – o dia do longão no fim de semana é a oportunidade perfeita, já que quanto maior o uso, maior a chance das bactérias e fungos se proliferarem. Depois de limpar o tênis, deixe-o aberto, e com a palmilha do lado de fora, em local fresco e arejado para secar. Permitir que o calçado tome um ar antes de guardá-lo, aliás, é uma recomendação que pode ser seguida todos os dias.

 

Leia mais

Dicas para lavar as roupas de corrida

O que você precisa saber para correr de noite

Vanderlei Cordeiro: uma vida transformada pela corrida

 

Se o tênis estiver muito sujo, o que pode ocorrer depois de uma corrida em trilhas molhadas, por exemplo, seu impulso pode ser lavá-lo. Para fazer isso, é preciso tirar a palmilha e os cadarços, além de tomar certos cuidados. Não utilize água sanitária ou sabões alcalinos. O ideal é usar uma solução de detergente neutro, como o de cozinha, e água fria.

Para limpar o tênis, esfregue-o com uma escova macia, molhada nessa solução. Para enxaguar, utilize água corrente. Seque o excesso de água com uma toalha e deixe-o para secar com a boca para baixo em uma grelha. Assim acaba o risco de haver excesso de água ou umidade no fundo do tênis, o que pode deixar uma marca escura.

Há outros cuidados importantes depois de limpar o tênis. Não pendure no varal pela língua ou pelo calcanhar. Nem deixe no sol. Utilizando prendedores específicos, é possível deixá-lo no varal, preso pelo solado e virado para baixo.

Tênis limpo e cheiroso ajuda a deixar seu look de corrida mais caprichado. Roupa com cara de nova mais ainda. A linha de lavadoras da Samsung limpa suas peças esportivas sem agredir os tecidos, nem mesmo os mais frágeis.

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!