Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Maratona Clássica de Atenas: uma corrida histórica

Poucas cidades do mundo têm uma história tão rica quanto Atenas. Principal centro cultural da cultura ocidental na antiguidade, a capital grega pode se orgulhar de ser o berço da democracia e da filosofia. Mas não é apenas na área social que Atenas tem lugar nos livros. Nos esportes, a antiga cidade-estado mais importante da Grécia foi a responsável pela criação dos Jogos Olímpicos da Antiguidade — que em 1896 Pierre de Coubertin trouxe de volta à vida com o nome de Jogos Olímpicos da era moderna — e também local de nascimento da principal prova de corrida do mundo: a maratona.

Hoje a cidade sofre com a crise financeira em que toda a Grécia se vê afundada. Mas, ainda sim, é um dos principais centros turísticos do mundo. Poucas cidades têm tantas atrações quanto a capital grega, que reúne passado, com as dezenas de ruínas de sua época de ouro e museus, e presente, nas grandes construções feitas para os Jogos Olímpicos de 2004 — um dos responsáveis pelo atual momento do País. A Maratona Clássica de Atenas também é uma das responsáveis pela grande presença de turistas. Realizada desde 1972, ela tem um grande trunfo histórico a seu favor: seu percurso é baseado na lenda de Fidípedes, o soldado ateniense que correu cerca de 40 km do local da Batalha de Maratona até Atenas para anunciar a vitória sobre os persas. Após balbuciar a palavra “Vencemos”, o soldado caiu morto. Quem corre a prova pode admirar a estátua de Fidípedes, enfrentar mais de 20 km de uma dura subida e cruzar a linha de chegada no histórico Estádio Panathinaiko, construído em 566 a.C., sede dos Jogos Olímpicos de 1896.

País: Grécia

Prova: Maratona Clássica de Atenas

Data da prova: 9/11/2014

Site: www.athensclassicmarathon.gr

O que visitar

Acrópole

Em grego, acrópole significa “cidade alta”. Erguida 150 metros acima do nível do mar, ela abriga famosas edificações, como o Parthenon e o Erecteion.

Ágora

Era utilizado na antiguidade como local de reunião da população ateniense, para troca de ideias políticas e sobre a sociedade. Patrimônio da Humanidade.

Templo de Zeus

Finalizada em 129 a.C., porém, a obra ainda impressiona pela grandiosidade de suas 15 colunas remanescentes, de 17 metros de altura — tinha 104.

Museu Arqueológico

Concluído em 1939, guarda tesouros como a estátua de Páris, a máscara de Agamémnon e o busto do Minotauro.

Parthenon

Erguido em homenagem à deusa Atena foi construído no século V a.C. Na Antiguidade servia para os gregos guardarem suas riquezas.

Erecteion

Concluído em 406 a.C., é considerado um dos mais belos monumentos em estilo jônico. Construído em homenagem aos deuses Atena, Hefesto e Erecteu.

Estádio Panathinaiko

O gigante estádio ateniense foi construído em 566 a.C. Em 1895, foi reformado totalmente para sediar a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna.

Teatro de Dionísio

Situado na encosta sul da Acrópole, o Teatro de Dionísio recebeu, além das representações, grandes festas e sacrifícios.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!