Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Maratona de Toronto: rápida, fria e simpática

Foto: Revista O2

Se seu sonho é obter classificação para Boston, a Maratona de Toronto, no Canadá, é o ingresso perfeito: trechos planos, muitas descidas e temperatura amena atraem corredores do mundo todo desde a primeira edição, em 1977. Desafio para todos os níveis, há também as distâncias de 5, 10 e 21 km.

Neste ano, a corrida foi realizada em dia 6 de maio, durante a primavera local: “A temperatura é de aproximadamente 15°C e normalmente com sol, o que é muito agradável para a população que enfrenta invernos sempre rigorosos, com termômetros marcando até 20°C negativos”, conta a corredora Denise Amaral, que participou da prova em 2015.

Os competidores largam na Praça Mel Lastman, no norte da cidade, e podem admirar vários pontos turísticos pelo caminho, como a Casa Loma e a CN Tower, terceira maior torre do mundo. Depois do km 27, os atletas são recompensados com a bela visão do Lago Ontário — tão ampla que até parece uma costa marítima.

Os números

Em 2017, a Maratona de Toronto teve pouco mais de 1.200 atletas, certeira para quem quer fugir dos tumultos das grandes provas e correr tranquilamente. Com mais descidas do que subidas, a prova mantém seu título de “rápida”: a média de tempo para finalizá-la em 2017 foi de 4h11min, uma marca impressionante ao compararmos com a última Maratona de Nova York (4h39min).

O que torna essa média ainda mais incrível é o nível dos competidores, pois os melhores atletas do mundo costumam correr em Nova York. Seus últimos vencedores marcaram 2h10min53s (masculino) e 2h26min53s (feminino), enquanto que em Toronto os campeões conquistaram tempos de 2h41min06s e 3h0min30s.

Uma segunda chance

Para quem não pode viajar em maio, o mês de outubro recebe a Toronto Waterfront Marathon, que acontece quase que por toda a margem do Lago Ontário. Para os corredores, isso significa um circuito ainda mais plano que o da Maratona de Toronto. O atleta Francisco Ottoni já participou do desafio e avisa que é preciso se preparar para enfrentar o frio — outubro abraça a época do outono canadense.

A Waterfront é certificada pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) como uma prova “ouro”, que reconhece sua boa organização, relevância internacional e regulamento condizente com o da entidade.

Para quem estiver no pique, Ottoni indica a Niagara Falls Marathon, que acontece uma semana antes da Waterfront e oferece uma paisagem privilegiada aos participantes.

 

Leia mais

Memórias de uma explosão: a reconstrução da Maratona de Boston

Keep Calm and Run On: correndo em Londres

Maratona de Sevilha: pelos encantos da Andaluzia

 

Dia 1 (05/05)

Uma pequena aventura

Assim que desembarquei em Toronto, já fui retirar meu kit. Depois aproveitei para conhecer a CN Tower e o Aquário, que é programa de turista, mas vale a pena.

Dia 2 (06/05)

Passeio noturno

Fui até Double Deck para passear pelos principais pontos turísticos. À noite, jantei em um dos restaurantes do Distillery District, que são bem legais, e o lugar é muito badalado nos fins de semana.

Dia 3 (07/05)

Bora correr!

Mesmo com 132 maratonas no currículo, nunca havia corrido em um trajeto de subidas e descidas sem nenhum trecho plano mais longo que 1 km até o 20º km. Depois da primeira metade, o percurso se mantém plano praticamente até o fim da prova.

Dia 4 (08/05)

Hora das compras

No dia seguinte à prova, fui até Niagara Falls. No outro dia, passeamos pelo Path para conhecer as lojas e os restaurantes.

Lugares para visitar

Mercado St. Lawrence

Perfeito para degustar um lobster roll (pão com pedaços de lagosta) e pealmeal bacon, versão canadense do corte suíno.

CN Tower

Com 553,33 metros, é a terceira maior torre do mundo e o maior cartão-postal da cidade. Recebe milhões de visitantes por ano.

Cataratas do Niágara (Niagara Falls)

Conhecidas pelo mundo todo por sua beleza, as quedas d’água são como uma fronteira entre Nova York e Ontário.

Casa Loma

Antigo lar de um famoso financista canadense, hoje é um museu bastante frequentado pelos turistas.

PATH

É o maior centro comercial subterrâneo do mundo. Recebe muita gente durante o inverno.

Distillery District

Já foi uma destilaria e se tornou um dos bairros mais charmosos da cidade, repleto de entretenimento.

Lago Ontário

Circunda boa parte da cidade e integra os Grandes Lagos da América, junto dos lagos Erie, Michigan, Huron e Superior. Além disso, constitui boa parte do percurso da Maratona de Toronto.

Ripley’s Aquarium

O túnel transparente é a atração principal: os tubarões enormes nadam acima das pessoas!

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!