Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como ter motivação para os treinos de final de ano

Foto: Como ter motivação para os treinos de final de ano

O final do ano, as festas e as férias estão chegando, suas provas-alvo já passaram e sua motivação para os treinos está diminuindo? Acredite, esse sentimento ao final de uma temporada, seja devido ao cansaço acumulado ao longo do ano, seja pela falta de objetivos, é algo extremamente comum entre corredores e triatletas.

Pensando nisso, separei algumas dicas para você não perder o embalo nos treinos nesta época do ano e começar 2018 com força total!

Comece a planejar o próximo ano

Escreva no papel, literalmente, suas metas para a próxima temporada, escrevendo embaixo de cada uma por que você deseja alcançá-las. Uma estratégia legal é deixar seu planejamento em algum lugar de sua casa por onde você com frequência. Visualizá-lo diariamente o lembrará do motivo que faz aquilo algo tão especial para você.

Desafie-se

Somos movidos por desafios, então trace objetivos desafiadores para a próxima temporada. Metas muito fáceis podem não nos motivar o suficiente. Por outro lado, as muito difíceis podem nos frustrar. Assim, com a ajuda de seu treinador, procure definir desafios compatíveis com sua realidade.

 

Leia mais

5 filmes de corrida para assistir na Netflix

Estudo conclui que passada "mais leve" previne lesões

Da caminhada à corrida: 5 dicas para ajudar você nessa transição

 

Procure alternativas

A carga de treinamento ao longo do ano nos leva não só a uma estafa física, mas também mental, o que, às vezes, nos deixa sem vontade alguma de correr, pedalar, nadar ou de fazer as mesmas atividades que fizemos o ano inteiro. Praticar outras modalidades, mesmo que recreativas, como: frescobol, futebol, vôlei de praia, futevôlei, stand up paddle etc. é uma excelente estratégia para não pararmos totalmente no período de férias.

Organize-se

Planejar com antecedência é um dos segredos para não nos boicotarmos. Faça seus planos de treinamento com o máximo de detalhes possível: defina que horas você irá treinar, que horas precisará acordar, quais equipamentos serão necessários, qual percurso irá realizar, o que consumirá de café ou pré-treino etc. Deixe tudo arrumado para o dia seguinte em um lugar que seja visível ao acordar. Essa dica é válida não somente para essa época, mas para todo o ano.

Assista bons filmes

Aproveite as férias ou os dias de folga para assistir alguns filmes e documentários relacionados à sua modalidade. Geralmente eles envolvem alguma história de superação, o que nos inspira e motiva a treinar com dedicação. Seguem abaixo algumas sugestões:

  • Raça
  • Gun Runners
  • 100 metros
  • A Corrida da Superação
  • The Barkley Marathons: The Race that Eats You Young
  • Prefontaine – Um Nome Sem Limites
  • McFarland dos EUA
  • From Fat to Finish Line
  • Paratodos
  • I am Bolt

E lembrem-se: disciplina é escolher entre o que se quer agora e o que se quer MUITO. Vamos para cima!

* Texto especialmente redigido por Fabio Cintra Mora, formado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ultramaratonista e treinador da Lobo Assessoria Esportiva

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!