Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Rio S-21K: turismo em um dos percursos mais belos do Brasil

Foto: Shutterstock

Prestes a estrear em um dos maiores cartões postais do Brasil, a Rio S-21K promete ser inesquecível.

Diferentemente de outras provas que têm como cenário a Cidade Maravilhosa, reconhecida pela Unesco como a primeira capital mundial da arquitetura, a largada da Rio S-21K já é num dos pontos mais deslumbrantes da orla carioca, o Posto 12 do Leblon.

Conheça o percurso da Rio S-21K

Clique aqui para se inscrever na Rio S-21k

O melhor do Rio de Janeiro para curtir (antes ou depois da prova)

Alto Leblon

Parada obrigatória para admirar a vista da orla que se estende até o Arpoador, incluindo o Cristo Redentor. O Mirante do Leblon é perfeito para tomar uma água de coco e relaxar.

Se for explorar o Leblon à noite, não deixe de ir para a rua Dias Ferreira, célebre endereço do badalado Sushi Leblon e das tapas e sangrias do jovem, mas já consagrado Venga!.

Para fechar um passeio tranquilo, visite a Livraria Argumento, uma das mecas da intelectualidade do bairro. A programação de eventos é repleta de debates e encontros.

Leblon

O café Severino completa o prazer da visita. Têm alta procura o ristretto, pequena dose de um café mais forte, e as generosas fatias do bolo de laranja, fonte de calorias que pode ser encarada sem culpa por um valente corredor de meia.

Ipanema

Além de vários bares que foram frequentados por Tom e Vinicius e existem até hoje, o bairro oferece locais de contemplação como o Mirante da Paz. Pouco badalado por turistas, é formado por uma estrutura de duas torres que proporcionam uma vista de 360° do bairro.

O mirante e o elevador panorâmico são acessados na estação de metrô General Osório, na Rua Barão da Torre. A vista se abre para a comunidade do Cantagalo e a Lagoa Rodrigo de Freitas, entre outros lugares.

Ipanema

A Feira Hippie de Ipanema, realizada desde o final dos anos 1960, é um programa consagrado no Rio. A Praça General Osório recebe aos domingos, das 7h às 19h, artesãos e turistas. São aproximadamente 900 expositores, que oferecem artesanato brasileiro, bordados, pinturas e artigos de decoração.

Leia mais

Plana, rápida e maravilhosa: Rio S-21K é a corrida novidade de 2019

Novidade! Rio S-21K terá medalhas diferentes por performance

Das belezas naturais ao percurso perfeito: os diferenciais da Rio S-21K

Morro Dois Irmãos Vidigal

Se você curte apreciar lindas paisagens, não deixe de fazer a trilha do Morro Dois Irmãos, que começa nos pés do Vidigal, favela situada na encosta do morro.

Suba até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal e inicie a caminhada de 1,5 km até o topo.

O cenário de cartão-postal compensa qualquer esforço. Pacificado, o Morro do Vidigal já tem mais de dez hostels (opção ideal para quem não quer gastar muito com hospedagem) e se consagra como atração turística.

Morro Dois Irmãos

O Bar da Laje, que oferece feijoada todos os sábados, música brasileira ao vivo e a vista panorâmica do Leblon e de Ipanema, é um lugar para ser feliz. É hora de tomar uma cerveja sem preocupações!

Botafogo

Bairro que foi premiado com vistas estonteantes do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara.

Pouco procurado por turistas, o Mirante do Pasmado proporciona uma belíssima vista do Pão de Açúcar, do Corcovado e da enseada de Botafogo.

Para atingir o topo, é necessário recorrer a um carro. No bairro também está localizado o Palácio da Cidade, que abriga a prefeitura.

Construído para acolher a embaixada britânica nos anos 1940, foi erguido em estilo georgiano.

Botafogo

Não aberto para visitação, oferece apenas a visão da fachada. A vocação cultural é o forte de Botafogo, onde se localiza o Museu Villa-Lobos.

Um casarão tombado ostenta um acervo com mais de 53 mil itens que nos aproximam da vida do genial compositor erudito.

O terreno é adornado por belos jardins e uma concha acústica, que permitem eventos ao ar livre.

Outras atrações são a filial da Casa Daros, o Teatro da Poeira — fundado por Marieta Severo e Andréa Beltrão —, a Comuna, o Museu do Índio e os cinemas de rua.

Copacabana

Após vencer um pequeno trecho da Rua Francisco Otaviano, os corredores invadirão o território de Copacabana, bairro que povoa o imaginário de qualquer um assim que pensa no Rio.

Olhando à direita, desponta o belo Forte de Copacabana, que merece uma visita.

O Forte funcionou como tal de 1914 a 1987, quando assumiu definitivamente sua vocação de referência histórica e cultural do País.

Foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Iphan e declarado como área de proteção ambiental para preservação do costão rochoso e sua vegetação.

Copacabana

Em seu interior, além da esplêndida vista para o Oceano Atlântico e a Praia do Arpoador, é possível visitar o Museu Histórico do Exército.

Seu cobre as peripécias do Marechal Rondon, a Proclamação da República, a Revolta dos 18 do Forte e a atuação brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Forte permaneceu em prontidão.

Flamengo

Nos arredores do Aterro do Flamengo, o Museu da República é obrigatório para quem deseja outro mergulho na história do Brasil.

Sede da presidência da República de 1897 a 1960, o Palácio do Catete tem importância histórica e arquitetônica.

No terceiro andar, foi reconstituído o quarto onde Getúlio Vargas se suicidou. É possível ver até o pijama do ex-presidente, perfurado por uma bala.

Ao pisar no Parque do Flamengo, vá ao Museu de Arte Moderna do Rio, que oferece exposições que rodam o mundo.

Fazem parte do acervo telas de Portinari, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Di Cavalcanti e gravuras de Oswaldo Goeldi.

No final de nosso percurso, já próximos do Centro do Rio, não podemos deixar de indicar visitas ao Centro Cultural do Banco do Brasil e, sobretudo, ao magnífico Real Gabinete Português de Leitura, reconhecido como a quarta mais bela biblioteca do mundo.

Um agrado para o estômago

Não deixe de combinar a visita com um café da manhã, almoço ou lanche na filial da Confeitaria Colombo.

Aliás, mesmo saindo do nosso roteiro, visite a centenária matriz da Colombo, na Rua Gonçalves Dias. Deliciar-se com os doces portugueses e salgados é um dos programas mais legais para se fazer no Rio.

Por falar em atrações gastronômicas, não podemos deixar de mencionar um dos maiores clássicos da boemia carioca: o imortal sanduíche de pernil com queijo e abacaxi no pão de leite do Cervantes.

Muitos adeptos o saboreiam em pé, no balcão do estabelecimento, voltado para a Rua Barata Ribeiro.

*Por Alessandro Lucchetti

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!