Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Suor: o mau cheiro não é seu. É da camiseta!

Na hora do treino de corrida de rua você escolhe a roupa que vai usar, opta por uma camiseta que tem tecido sintético para não reter o suor e, ao término do treinamento, percebe que a roupa está muito fedida. Você faz tudo certo: usa uma camiseta limpinha, passa desodorante antes do treino e, mesmo assim, aquele mau cheiro insiste em aparecer. Fique tranquilo, o problema não está em você.

Segundo pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Gante (Bélgica) e publicada na revista Applied and Environmental Microbiology, roupas sintéticas criam o ambiente perfeito para que as bactérias do suor (que são bastante fedorentas) se hospedem por ali. Por isso, que depois do treino, você percebe que as camisetas sintéticas fedem mais em comparação com o algodão.

Segundo o estudo, o cheiro não é culpa do tecido, mas das bactérias que se hospedam nele, que pertencem à família Micrococcus. Este tipo de bactéria, apesar de ter um papel secundário no suor humano, não gosta de algodão, o que faz com que o tecido sintético respirável forneça um lar perfeito para que ela se reproduza. Para que você entenda, nos espaços que ficam entre os fios, as bactérias ingerem os ácidos graxos presentes no suor, transformando-os em compostos que são muito mais fedorentos do que sua transpiração normal.

A descoberta se deu em um estudo feito pelos cientistas belgas. Eles formaram um grupo com 26 voluntários, que foram divididos, igualmente, entre homens e mulheres, que usaram roupas feitas com algodão, poliéster ou uma combinação entre algodão e tecido sintético. Todos se exercitaram durante uma hora em uma sessão de spinning e, após o treino, suas roupas foram ensacadas individualmente para serem analisadas no dia seguinte. Durante a análise foi constatado que as camisas de poliéster tinham um cheiro maior de mofo, de azedo e de amônia.

Uma forma de evitar o problema, entretanto, é não deixar que a lavagem seja feita apenas no outro dia, já que os tecidos sintéticos acabam se transformando em um local ideal para que as bactérias que transformem o suor em algo mais fedido.

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Ofertas com até 54% OFF

Compartilhe por email!