Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Por que correr na rua pode te fazer amar de novo a corrida

Treinar sempre no mesmo local pode ser o caminho mais curto para que o corredor vá em direção à desmotivação. Sentir que a paisagem do parque em que você treina já não gera nenhum estímulo visual e que a esteira do seu prédio é quase uma tortura são sinais de que chegou a hora de abandonar a mesmice e correr na rua.

Encarar os desafios do asfalto, com os olhos abertos para sentir a cidade em que você vive de uma maneira diferente, ajuda a renovar a motivação para ir em busca de novos objetivos.

“A mesmice do local em que as pessoas treinam faz com que elas se desmotivem. A variação de percurso traz algo diferente a cada treino, com novos desafios nos locais por onde ela passa”, afirma César Augusto de Oliveira, treinador da MPR, uma das maiores assessorias esportivas do Brasil.

Foi justamente buscando algo diferente que César criou o “Bonde das Cinco”, treino que reúne alunos da MPR e outros entusiastas sob a bandeira do adidas Runners. Cansado de rodar por quase duas horas dentro do Parque Ibirapuera em seus longões, ele viu que era hora de apostar em uma nova rota. O que poderia ser apenas uma proposta inusitada tornou-se um dos treinos mais divertidos para aqueles que topam sair bem cedo da cama.

Na rua não tem mesmice (Foto: Divulgação/adidas)
Na rua não tem mesmice (Foto: Divulgação/adidas)

Às sextas-feiras, pontualmente às 5h da manhã, César e dezenas de corredores saem em uma jornada de 18 km por alguns dos pontos mais icônicos de São Paulo. Ainda com as ruas escuras e a cidade silenciosa, o grupo se reúne no Parque Ibirapuera e percorre as avenidas Faria Lima, Rebouças, Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, encerrando o treino no parque.

“O que nós fazemos é desbravar a cidade. Vemos o dia amanhecer e acompanhamos a transição de São Paulo enquanto estamos correndo. É interessante ver as diferentes realidades da cidade. Enquanto algumas pessoas estão saindo da balada, outras estão usando o metrô para ir ao trabalho. Você abre a cabeça e pensa na cidade”, conta César.

Conforme o grupo vai ganhando quilometragem e suando a camisa, a cidade vai despertando, com o deslocamento dos paulistanos em direção ao trabalho, o movimento dos carros e os comerciantes abrindo suas portas. Mais do que um treino que dura entre 1h30min e 1h45min, trata-se de uma viagem pelas diferentes facetas da maior cidade do país.

A cada esquina um desafio. O resultado? motivação extra.
A cada esquina um desafio. O resultado? motivação extra.

Corra para ganhar tempo

Congestionamento, buzinas e a frustração de perder tempo dentro de um carro após um dia de trabalho. Por que não evitar esse cenário interagindo com as ruas da sua cidade, praticando esporte e trocando experiências com diferentes pessoas?

Essa é uma das propostas da Prjct Run, o primeiro grupo de corrida liderado apenas por negros em São Paulo. Além dos treinos às 9h30 dos domingos, na Avenida Paulista, a comunidade se reúne às terças-feiras, às 19h30, no Largo da Batata, e passou a ser vista por alguns membros como uma válvula de escape para o congestionamento na região da Avenida Faria Lima, uma das zonas empresariais de São Paulo.

Dezenas de pessoas driblam o incômodo com a hora do rush na saída do trabalho e percorrem 3 ou 5 km pela região.

“Tem gente que não tem dinheiro para pagar uma academia ou não consegue ir a um parque. E é aí que a rua surge como opção. Mesmo sendo paulistana, a corrida me levou a lugares de São Paulo que eu não imaginava que existiam”, diz Débora Taylor, uma das líderes da Prjct Run, comunidade do adidas Runners. “Nossa ideia é levar a mensagem de que a corrida é um esporte para todos e está longe de ser elitizada. A corrida vai muito além da prova e do parque”, completa.

Por que correr na rua pode te fazer amar de novo a corrida

Perto do trabalho ou perto de casa. De noite, de dia ou de madrugada. Para treinar ou ganhar tempo. Tudo isso varia, mas a corrida no asfalto sempre tem uma coisa em comum: te conecta com o asfalto. Perca-se na cidade com o Pureboost GO da adidas.

Leia mais

Mapa: as melhores ruas para correr em São Paulo

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!