Fábio FalconiFoto: Fábio Falconi

5 dicas de como se proteger do sol durante a corrida

Atualizado em 07 de dezembro de 2018
Mais em Performance Visual

Durante o verão, estação mais quente do ano que começa em dezembro, algumas regiões brasileiras chegam a registrar a marca de 38ºC. Com isso, é fundamental se proteger do sol durante a corrida para evitar insolação, queimaduras e até mesmo problemas de pele. O cuidado vale para todos os atletas, mas principalmente para aqueles que estão se preparando para uma prova futura ou para quem quer ter uma vida longa na corrida.

Pensando nisso, o triatleta e ultramaratonista amador Ramon Costa deu dicas preciosas para dar continuidade às atividades durante esse período e conseguir manter os treinos em dia, mesmo com as altas temperaturas.

Dicas para se proteger do sol na corrida

  • Primeiro de tudo, hidratação é fundamental. Seja no dia anterior ou durante e após o seu treino. Água, isotônicos ou até mesmo água de coco podem ajudar. Aos que estiverem treinando no litoral, a hidratação é o primeiro passo para vencer o calor e o sol.
  • Nunca se esqueça dos óculos de sol. Bons óculos de sol, como os modelos esportivos das linhas performance da HB – Hot Buttered: Quad, Moab e Shield (confira aqui os principais modelos) são fundamentais para proteger os olhos do sol. Não compre óculos no camelô, seus olhos irão cobrá-lo mais tarde. Procure um modelo esportivo que se adapte bem ao seu rosto, que seja leve e que as lentes tenham tratamento para proteção dos raios solares, e que também preserve os seus olhos dos raios UVA, UVB e da luz azul. O modelo Quad, por exemplo, tem a leveza como maior diferencial. O peso de 22 gramas e a resistência do acessório se devem ao material escolhido pela empresa australiana, o Polytech, uma poliamida de alta resistência exclusiva da marca.
  • Se a temperatura estiver alta e o sol muito forte, evite correr em horários específicos. Tente sair bem cedo, ou após as 17h, principalmente se você não está acostumado a correr no calor. Se não for possível acordar cedo ou mesmo treinar à noite, o conselho é ir para a academia correr na esteira. Acredite: você não vai querer pegar uma insolação e atrapalhar seus treinos futuros.
  • Sempre use protetor solar. Se você não gosta de ficar com a pele com aquela sensação grudenta, existem diversas marcas de protetor que são específicas para a prática de esportes. Isso não será uma desculpa!
  • O figurino também é muito importante. Procure utilizar camisetas de tecido tecnológico como o dri-fit e a poliamida que, além de terem proteção UVB e UVA, proporcionam isolamento térmico e troca de ar com o ambiente, absorvendo o suor e secando rapidamente. O uso de boné ou viseira também é bastante recomendado pois, além de proteger o rosto, evita que escorra suor com protetor solar para os olhos.