Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

10 dicas de ouro para os 42 km de Porto Alegre

Neste domingo (14 de junho), a  Maratona de Porto Alegre chega a sua 32ª edição. Tradicional prova gaúcha que recebe milhares de corredores todos os anos, ela a prova promete ser dura, visto que a temperatura aproximada para as primeiras passadas é de 13ºC. O percurso plano, no entanto, facilita um pouco o trajeto de 42 km.

Vai correr ou conhece alguém que vai? Separamos algumas dicas valiosas para que você faça a sua melhor Maratona de Porto Alegre:

1. Aproveite os dias que antecedem a Maratona de Porto Alegre para fazer trotes de 30 minutos a 40 minutos no horário da largada. Desta forma, você já treina a rotina para a manhã da maratona, além de ter ideia de como estará o clima a essa hora;

2. Mantenha a sua alimentação e suplementação programada e que já vem sendo realizada. Não coma nada diferente antes da prova para não ter surpresas desagradáveis durante o percurso;

3. Se você não é de Porto Alegre, evite passear muito nos dias que antecedem a maratona. Descanse sempre que possível (e o máximo possível). Deixe o turismo, compras e extravagâncias gastronômicas para depois da competição, quando realmente é o seu momento de extravasar e comemorar a conquista.

4. Arrume tudo o que você vai precisar para o dia da corrida, como vestimenta e suplementos, pelo menos, um dia antes dos 42 km. Escolha roupas leves, pois mesmo com a temperatura baixa no início, o corpo vai aquecer e muita roupa certamente será um incômodo.

5. Na véspera da prova, faça seu jantar e vá dormir o quanto antes para estar bem descansado na hora da corrida.

6. No dia da Maratona de Porto Alegre aqueça por uns 15 a 20 minutos antes de começar a correr. Durante o aquecimento, mentalize as orientações do treinador, lembre-se com alegria dos melhores treinos longos que realizou e pense no percurso da prova, projetando a sua chegada. Correr e vencer mentalmente antes da prova pode ser um modo de ter sucesso.

7. Programe a sua estratégia de hidratação com antecedência. A Maratona de Porto Alegre tem três postos de hidratação com isotônicos durante os 42 km.

8. No início do percurso, imprima um ritmo parecido com aquele que correu em seus melhores treinos longos. Evite realizar largadas muito fortes ou muito velozes. Como essa é uma corrida longa, os melhores desempenhos são daqueles atletas que conseguem ter um ritmo mais constante. Evite variar muito o ritmo, tente ser consistente. Lembre-se que depois do quilômetro 30 fica mais difícil correr para todos os atletas. Chegue nesse ponto controlando a prova e não permitindo que a prova o controle.

9. Ter paciência e tranquilidade é o segredo do sucesso em provas longas, além de muito treino, é claro. Não fique ansioso para terminar. Pense na estratégia que você traçou e treinou e lembre-se que você está bem preparado. Curta a prova do começo ao fim.
10. Ao completar o percurso, se ainda tiver pernas e disposição, combine um belo jantar para comemorar a conquista. Caso esteja muito cansado, deixe a comemoração para o dia seguinte. Mas não deixe de comemorar 😉

(Fontes: Paulo Ayres, gerente de running da Cia Athletica – Porto Alegre, e Rogério Carvalho, treinador e preparador físico de corredores e triatletas – São Paulo)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Economize e leve um Super Combo!

Compartilhe por email!