Ironman: como mulheres conciliam vida corporativa, empreendedorismo e família?

Atualizado em 06 de março de 2024

Neste mês internacional da mulher, é necessário destacar a participação feminina dentro do mundo do Ironman: muitas dessas atletas gerenciam uma rotina exigente de treinos enquanto ocupam posições de liderança em suas carreiras, conduzindo negócios de sucesso e vida familiar.  

Silvia Somazz é um exemplo de destaque: competiu no Mundial de Ironman de 2023 em Kona (Havaí, EUA) e conversou conosco sobre sua rotina. Head do Google Cloud Brasil, também é empreendedora no segmento de restaurantes, mãe de duas meninas e apaixonada por desafios. 

Time Ativo: Olá Silvia, é um prazer conversar com você! Antes de tudo, pode nos contar como concilia sua vida profissional e pessoal?  

Silvia: Conciliar a vida profissional e pessoal é um desafio constante, especialmente com uma carreira exigente e viagens frequentes. Mas encontrei algumas estratégias que me ajudam, como organização e planejamento: listo as tarifas para otimizar tempo, delego responsabilidades no trabalho e em casa, sempre tenho um envolvimento da família nas decisões e atividade. Defino o que é realmente importante para mim e dedico tempo a isso, sempre sabendo dizer “não” quando necessário.  

Time Ativo: Quais as maiores dificuldades enfrentadas?  

Silvia: Conciliar viagens, trabalho, família e treinos, além de manter a disciplina e motivação, sempre lidando com cansaço e estresse.  

Time Ativo: Quais os principais resultados obtidos nas provas? 

Silvia: Evoluí de provas de sprint para o Ironman, foram 13 provas até chegar em Florianópolis. Também participei duas vezes do Ironman na Áustria, com classificação para o Mundial de Kona em 2023.  

Crescimento à vista?

De acordo com Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports – empresa que promove o Ironman no Brasil – a porcentagem dos participantes consiste em 80% de homens e 20% de mulheres, mas é notório o crescimento feminino: “O número de atletas femininas vem crescendo de forma gradativa. Inclusive, considerando os dados obtidos pelas nossas redes sociais, as mulheres já representam 30% do público que nos segue pelo @brasilironman, ou seja, existe sim um interesse cada vez maior desse público pela nossa modalidade”, afirmou.  

A empresa está cada vez mais engajada na presença feminina, a criação do circuito Itaú BBA TRIDAY Series, com distâncias menores (super sprint, sprint e standard), é uma forma de apresentar o esporte de forma gradativa, derrubando o estigma que que as provas de longa distância não são para qualquer pessoa – muito pelo contrário. Nessas provas, inclusive, a participação feminina tem sido maior que nos eventos do circuito Itaú BBA Ironman e Ironman 70.3. A ideia é oferecer uma jornada que possibilite o crescimento dos desafios de forma progressiva, colocando-os como perfeitamente possíveis, independente do gênero. 

“Além disso, faz parte da política global da marca Ironman apoiar e aumentar a participação do público feminino nas provas de triathlon de longa distância ao redor do mundo. Desta forma, foi criado o programa Women For Tri™️, com a missão de acolher mulheres com diversas valências atléticas e colaborar para a criação de mecanismos que contribuam para superar as barreiras de entrada no triathlon”, explicou.  

Ação especial para o mês das mulheres

No mês das mulheres, a IronMan Brasil apresenta uma ação especial, convidando o público feminino a se inscrever nas provas da Unlimited Sports nesta semana para ganhar um presente exclusivo. Confira as informações abaixo!