Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

São Silvestre 2018: Quênia e Etiópia dominam pódio

Foto: Djalma Vassão/GazetaPress

A São Silvestre 2018 chegou à sua 94ª edição e, como sempre, foi repleta de emoções. Além dos quase 30 mil corredores inscritos — muitos fantasiados e com seus melhores trajes para fechar o ano na prova mais tradicional do Brasil — houve surpresas entre a elite. 

Na elite feminina, a queniana Pauline Kamulu liderou o trajeto — antes do km 4 já havia se desgarrado do pelotão maior. Um pouco atrás seguia sua compatriota Sandrafelis Tuei (foto), em um ritmo mais conservador, mas sem perder Kamulu de vista.

Quase certa de sua vitória, Kamulu perdeu a força no último quilômetro da prova, na região da avenida Brigadeiro Luís Antônio, ponto que mais castiga os atletas.

Tuei usou suas últimas forças e ultrapassou a companheira em um sprint impressionante, garantindo seu primeiro troféu no evento. Tamulu levou o vice-campeonato com certa folga para a etíope Mestawut Truneh, terceira colocada. 

A melhor brasileira foi Jenifer do Nascimento, que conquistou o oitavo lugar para o País.

O pódio masculino foi inteiro da Etiópia, com a vitória inédita do jovem Belay Tilahun, de apenas 23 anos. Dawitt Admasu, etíope naturalizado berenita e campeão da edição passada, ficou em segundo lugar.

Amdework Tadese chegou em seguida e fechou o pódio dos três primeiros colocados. 

Durante todo o percurso, houve bastante disputa entre os homens da elite. Nos primeiros quilômetros, o ugandense Maxwell Rotich chamou a atenção como um dos favoritos, acompanhado dos brasileiros Wendell de Souza e Giovani dos Santos, veterano na São Silvestre. 

No entanto, não demorou muito para a formação perder força e dar lugar para Emmanuel Ginki Gisamoda, da Tanzânia, e por Admasu. Gisamoda desacelerou e Admasu se manteve veloz, sendo superado por Tilahun apenas nos metros finais. 

Giovani dos Santos foi o melhor brasileiro e levou oitavo lugar. O atleta de 37 anos mostrou ótimo desempenho e sonha novamente em agarrar o pódio da São Silvestre, da qual participa há muitos anos. “Vou chegar ao lugar mais alto do pódio”, afirmou o atleta à TV Gazeta.

 

Confira os vencedores da São Silvestre 2018

Feminino

1 –  Sandrafelis Tuei – 50min02s
2 –  Pauline Kamulu – 50min19s
3 –  Mestawut Truneh – 52min45s
4 –  Esther Kakuri – 52min47s – Quênia
5 – Birthukan Alemu – 53min06s – Etiópia

Masculino

1 – Belay Tilahun Bezabh – 45min03s
2 – Dawitt Admasu – 45min06s
3 – Amdework Tadese – 45min13s
4 – Emmanuel Gisamoda – 45min23s
5 – Maxwell Rotich – 45min45s

A São Silvestre 2018 encerra o calendário esportivo de corridas de rua com quase 30 mil corredores. Para saber mais sobre a prova, sua história e curiosidades, clique aqui

Ficou de fora neste ano? Nós temos uma planilha especial de preparação para o evento. Clique aqui e salve para 2019!

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Combo 2 em 1 Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!