Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

4 dicas de como se recuperar de uma prova ruim

O pós-corrida é sempre importante. Trata-se de um momento para refletir sobre os pontos positivos e negativos da prova. O que você acertou e o que ficou abaixo do esperado. E aquilo que deu errado, às vezes, é bem complicado de digerir. Você quer encontrar respostas para entender por que sentiu dificuldades durante determinado trajeto ou o motivo de cruzar a linha final com um tempo abaixo do planejado. Mas isso não pode ser motivo para desespero. Um dia ruim já aconteceu na carreira de qualquer corredor. Por isso, conheça algumas dicas para entender as razões daquele possível dia complicado e, acima de tudo, como se recuperar rapidamente para a próxima prova.

Entenda as razões

Não teve um descanso adequado às vésperas da corrida? Mudou seu hábito alimentar a poucos momentos da prova? Cobrou excessivamente do seu desempenho atlético? São inúmeros fatores que podem ter atrapalhado seu rendimento. Diante disso, o mais importante é entender qual a razão do insucesso. O pós-prova deve servir para identificar quais foram os erros cometidos e estabelecer novo prazo para que a meta seja cumprida.

Aprenda com os erros

Se o seu corpo não responde como o esperado no momento da prova, mesmo com todo um planejamento prévio, nada de desespero. Se existe a noção real de que o treinamento foi feito de forma adequada e você sabe que o corpo está preparado para atingir aquela meta, a experiência deve ser aproveitada para garantir novos aprendizados.

Não se esqueça do treinamento mental

Existem diversos elementos que podem atrapalhar o bom desempenho do corredor. Entre eles, o mais comum é a ansiedade. Essa perturbação psicológica pode ser iniciada às vésperas da prova, causando insônia e o descanso inadequado do corpo, até a hora da corrida, desequilibrando a mente do atleta. Ou seja, treine o lado mental para encarar com mais tranquilidade possíveis obstáculos.

Tenha pensamentos positivos

Pensamentos positivos, em qualquer situação, ajudam a pessoa a esquecer das frustrações. Portanto, pense em tudo o que já conquistou para chegar ao nível que está e acreditar que, com descanso, disciplina e foco, irá conquistar o que foi planejado. Compartilhar a informação com outras pessoas, sem dúvida, irá ajudar a identificar o que saiu errado. Com certeza, você encontrará outros corredores, amadores e profissionais, que já passaram por situação semelhante e conseguiram superar o trauma.

Fonte: Lorena Alves, diretora técnica da ATP Run, de Salvador (BA)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!