Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

4 exercícios de fortalecimento de braço

Ao trabalhar o fortalecimento muscular, todo corredor costuma dar total atenção aos membros inferiores, deixando de lado o tronco e os braços. Apesar de não serem os membros mais requisitados durante as passadas, essas regiões também têm um papel fundamental na performance, uma vez que ajudam acorrigir a postura e dão estabilidade ao atleta.

Segundo Renato Átila, líder do grupo de corrida da Cia Athletica Anália Franco, os membros superiores também são muito importantes no desenvolvimento da velocidade do corredor. “O movimento dos braços deve ser alternado, porém sincronizado com o das pernas, pois assim, ao aumentarmos ou diminuirmos a frequência dos movimentos dos membros superiores, teremos uma mudança significativa no ritmo de corrida”, afirma o professor.

Ele explica, ainda, que esta técnica é muito utilizada nos metros finais de prova, quando a perna do corredor já está fadigada. “Ao aumentar a frequência de movimento de braço, as pernas, mesmo que cansadas, tendem a acompanhar essa mudança, fazendo com que o atleta ganhe um pouco de velocidade e obtenha um melhor resultado”. Portanto, devido a essa influência direta na performance, o fortalecimento muscular dos membros superiores são tão necessários quanto os treinos de pernas.

Abaixo, veja alguns exercícios de fortalecimento de braço e tronco que podem ser feitos até mesmo fora da academia.

1) Flexão de braço: posição de decúbito ventral, com mãos apoiadas na altura dos ombros, faça a extensão dos cotovelos. Para facilitar, uma variação pode ser feita realizando o movimento com o joelho apoiado no chão. 3 séries de 10 repetições.

2) Tríceps banco: com as mãos apoiadas no banco, faça a flexão e extensão dos cotovelos até os glúteos chegarem próximos ao solo. 3 séries de 12 repetições

3) Barra: pendurado em uma barra, realize a flexão dos cotovelos, até o queixo superar as mãos. 3 séries de 6 a 8 repetições.

4) Gesto de corrida: Em pé, pernas afastadas no sentido antero-posterior, com os cotovelos flexionados em 90°. Realize a flexão e extensão dos ombros, sendo que quando a frente, a mão deve chegar até a altura do queixo, e quando atrás, fazer máxima amplitude. Pode utilizar qualquer coisa nas mãos com peso entre 500 g e 1 kg. 4 séries de 20 repetições em cada braço.

icone-foto

[nggallery id=322]

 

(Fonte: Renato Átila, líder do grupo de corrida da Cia Athletica, unidade Anália Franco)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Combo 2 em 1 Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!