Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

42 km: treine três dias na semana

Quem gosta de correr maratonas sabe que para completar os 42 km é preciso dedicação e muita organização na agenda de treinos para que o corpo suporte bem o desafio. Mas e quando você está se preparando para a distância e não tem muito tempo livre para os treinos?

Muitos corredores têm limite de três dias na semana para investir na corrida. E não é por conta disso que você não pode completar os 42 km. Três vezes na semana é o mínimo que um atleta deve treinar para essa distância – e conseguir bons resultados se mantiver a disciplina.

A chave para o sucesso é manter os treinos de qualidade, construindo uma base sólida para ter resistência e força na hora da corrida. Para isso, seus treinos devem ser divididos em técnicos durante a semana (separe dois dias para isso), quando você deverá fazer  exercícios de velocidade, como  intervalados, e também  educativos. Eles te ajudarão a ganhar explosão e postura de corrida, auxiliando na economia de energia durante a prova.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  LONGA DISTÂNCIA: COMO FORTALECER O CORPO
icon texto_menor  TRABALHE O ABDÔMEN COM A RODA DUPLA
icon texto_menor  3 EXERCÍCIOS PARA AMENIZAR A CÂIMBRA

Nestes dois dias é importante fazer, também, um trabalho complementar de  fortalecimento, já que para encarar os 42 km é importante que seus músculos e tendões estejam fortalecidos.

Aos fins de semana é a hora do famoso longão, que precisa estar na planilha de treinos de forma progressiva e alternada. Aumente gradativamente o volume de treinos, fazendo longões mais curtos e mais intensos. Nestes dias você pode seguir a seguinte lógica:

Sábado 1 = 30 km em ritmo moderado
Sábado 2 = 18 km em ritmo forte
Sábado 3 = 32 km em ritmo moderado
Sábado 4 = 20km em ritmo forte

Além disso,  prepare a cabeça  e encare os 42 km com determinação.

(Fonte: Emerson Vilela, diretor-técnico da Mevilela Assessoria Esportiva)

Clube O2

Clube O2 + Frequencímetro

Compartilhe por email!
[i]
[i]