Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

42k de Floripa tem percurso para recordes e estreia

Rápida, plana e com um visual encantador, assim é a maratona 42k de Floripa: perfeita para corredores que querem baixar tempo e também uma ótima escolha para quem deseja fazer uma maratona pela primeira vez.

Apesar de qualquer maratona representar um desafio aos corredores, a prova em Florianópolis tem como uma de suas principais características a baixa variação de altimetria. Percursos com subidas e descidas de tirar o fôlego, embora preferidos por alguns, resultam em tempos mais lentos e exigem mais do atleta.

“Essa prova é considerada uma maratona muito rápida. Tenho muitos alunos da assessoria que já participaram da Maratona de Porto Alegre e percebemos que 42k de Floripa e POA são as mais rápidas do Brasil. Correr essa maratona é uma ótima oportunidade para os atletas baixarem tempo”, diz o proprietário e treinador da assessoria Floripa Runners, Fabiano Braun.

O principal ponto de atenção do percurso é o cruzamento da ponte Pedro Ivo Campos, já quase no final da prova. Os atletas, que atravessam a estrutura do continente para a ilha no início da prova, fazem o caminho de volta perto do quilômetro 38.

“A ponte sem dúvida é um ponto crucial dos 42k de Floripa. Visualmente parece não ter tanta inclinação, mas para a corrida é considerável. Uma dica importante para esse trecho é não perder o ritmo, pois nesse ponto é normal que o atleta já esteja cansado”, explica Braun, que correu a primeira edição da prova, em 2018.

Para quem busca performance, um friozinho é sempre mais bem-vindo do que as altas temperaturas. E em junho, quando a prova é realizada, Florianópolis costuma ter clima ameno. Ou seja, mais um ponto positivo para voar pelo asfalto.

Por mais que o frio seja benéfico para o desempenho do corredor, também exige alguns cuidados.

“O segredo é cobrir as extremidades. Não se deve largar passando frio. Em Florianópolis venta demais, por isso é legal investir em toca, luva e uma boa meia. É importante caprichar na hidratação também, mesmo estando frio, quando não temos tanta sede. É preciso beber água para evitar problemas durante a corrida”, diz o treinador.

Leia mais

Como se preparar para os 42k de Floripa

42k de Floripa: data, distâncias, estrutura, turismo e clima

42k de Floripa: 12 mil pessoas em uma prova de tirar o fôlego

Hidratação e recovery points

A hidratação, aliás, está garantida para quem enfrentar os 42 km em Florianópolis. Além dos postos oferecendo água, há locais em que é possível beber isotônico, além de dois recovery points onde o participante terá à disposição bananas, Coca-Cola e cápsulas de sal.

“Esse é um ponto forte da organização, pois ter uma estrutura que garante água e isotônico, por exemplo, faz com que o atleta não necessite de outros equipamentos, como mochila ou cinto de hidratação. Dessa forma a corrida flui melhor”, diz o educador físico.

Percurso 42k de Floripa

A prova começa e termina na avenida Beira-Mar Continental. A primeira travessia de ponte acontece no quilômetro 3. A segunda, após um longo trecho na porção insular de Florianópolis, no 38. Entre estes dois trechos, os atletas enfrentam pouca variação no relevo.

Eles passam por locais como o Mercado Público de Florianópolis, contornam a bela Avenida Beira-Mar Norte até a Universidade Federal de Santa Catarina, retornam pela Beira-Mar e seguem em direção ao sul da ilha, até as proximidades do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, antes de retornarem para cruzar a ponte Pedro Ivo Campos em direção à linha de chegada.

Meia de Foripa e Joy Run

Apesar de os 42k de Floripa terem referência à maratona até no nome, a prova pode ser disputada por quem ainda não se considera preparado para enfrentar a icônica distância.

A organização oferece outras duas disputas no mesmo dia: a Meia de Floripa, já uma das provas mais tradicionais do calendário de Santa Catarina, e a Joy Run, que este ano terá 10k – em 2018, ela teve 7k.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Já garantiu sua Jaqueta do Clube O2?

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!