Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 dicas para correr mais em 2020

Criar novas metas e objetivos diferentes são condições indispensáveis para construir um bom planejamento que te impulsione a evoluir ainda mais em 2020.

A virada do ano é o momento ideal para encorajar-se a realizar seus maiores desejos, correr sua primeira prova, desafiar-se em uma distância maior ou até diminuir seu tempo em uma corrida. A prática esportiva tem diversos benefícios para saúde, como o aumento da autoestima e da disposição.

Para iniciar o ano com o pé direito – e depois o esquerdo – preparamos 5 dicas para te inspirar a correr mais em 2020.

5 dicas para correr mais em 2020

Tenha metas ao longo do ano

Iniciar o ano colocando na agenda aquelas provas de corrida tão desejadas é um bom jeito de motivar-se. Para dar a largada no calendário de 2020, o Circuito do Sol é ideal para um um desafio novo ou maior. A prova conta com as tradicionais distâncias de 5 km e 10 km, e em 2020 contará com um percurso ainda maior, 15 km.

Para melhorar, o Circuito do Sol, programado para dia 26 de janeiro em São Paulo e 9 de fevereiro no Rio de Janeiro, está com promoções especiais de Natal. São duas opções: Você + 1, com duas inscrições pelo preço de uma, ou upgrade de kit, em que o atleta paga o valor do kit Sol e leva o kit Fresh.

Adote a corrida como um hábito 

Treinar com constância aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular. Com isso, passa-se a ter mais fôlego sem que o pulmão e coração sejam exigidos demais. “Se o objetivo é correr por um período de tempo maior, a primeira coisa a ser feita é aumentar a resistência. Tanto cardiorrespiratória, como muscular. Mas, precisa ter determinação, orientação de um profissional de educação física e muita disciplina”, explica o personal trainer Eduardo Gusmão.

Alimente-se adequadamente

Comer é bem é quase tão importante quanto treinar e descansar bem. Afinal, é dos alimentos que seu corpo extrai a energia para te impulsionar durante a corrida.

Antes de correr, dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão para não sofrer com desconfortos durante os treinos. Espere aproximadamente uma hora para correr depois de comer – é tempo suficiente para seu organismo transformar a comida em estoque de energia.

Alongue e aqueça antes da corrida

Para evitar as temidas lesões e melhorar a mobilidade do corpo para a corrida, alongar e aquecer é fundamental. “O alongamento estático – aquele que você puxa um braço ou uma perna para uma determinada direção e segura por alguns segundos – é uma boa opção para evitar lesões,” diz Eduardo Gusmão.

Apostar em aquecimentos dinâmicos também é importante, pois ele eleva sua frequência cardíaca e temperatura corporal, tornando assim os tecidos mais flexíveis e melhorando sua performance.

Aumente gradativamente o volume dos treinos

A melhor maneira de evoluir de forma segura na corrida é aumentar aos poucos as distâncias percorridas. Além de construir uma base para seu condicionamento físico, esse tipo de estratégia ajuda a evitar algumas lesões decorrentes do exagero do treinamento.

“É melhor correr 20 minutos três vezes por semana do que uma hora uma vez por semana. Passe a aumentar esse tempo quando estiver se sentido bem e seguro”, aconselha Eduardo Gusmão.

Comece o ano determinado e inscreva-se no Circuito do Sol 2020!

Leia mais

5 dicas de como proteger a pele durante a corrida

5 dicas para você colocar o esporte na rotina e deixar o sedentarismo

Lista de presentes de Natal para corredores

Fonte:

Eduardo Gusmão, personal trainer há 20 anos, coordenador e administrador da Academia Gaviões Natingui, pós-graduado em nutrição esportiva, treinamento desportivo e fisiologia do exercício. 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!