Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

A importância de ajustar o estilo de vida aos treinos

Todo início de temporada é sempre excitante tanto para o atleta, que está extremamente motivado a treinar e atingir seus objetivos, como para o treinador, que geralmente desenvolve aquela periodização perfeita, com cerca de 5-6 meses, até o Ironman Brasil.

É aí que mora o problema, montar uma periodização com determinada carga e volume de treino que irá acontecer em abril ou maio, e considerar que o atleta irá executar todos os treinos até lá, é algo fora da realidade do perfil do atleta atual, aquele com responsabilidades e compromissos profissionais e familiares.

Antes de qualquer planejamento que você vai trabalhar com seu treinador, é importante ter em mente o estilo de vida que você leva, e suas obrigações profissionais e familiares, e até mesmo nível de estresse em sua rotina, pois este tem um enorme impacto na consistência de seus treinos.

Por mais que sua família entenda que é um desafio importante para você, e lhe apóie nessa jornada, haverá momentos em que será difícil escapar daqueles compromissos que comprometerão sua rotina de treinos, seja uma viagem a negócios, uma gripe resultante de uma estressante semana de trabalho, ou aqueles finais de semana a passeio com a família quando não é possível cumprir os treinos de sua planilha.

É importante aceitar esses fatos ao invés de tentar brigar com eles. Na conversa com seu treinador antes de determinarem os períodos de cada bloco de treino, considere sempre que algo não sairá 100% perfeito, pois 5 meses de treino é um período muito longo para se ter total controle de sua rotina, a não ser que você seja um atleta profissional totalmente dedicado aos treinos.

Por exemplo, quando trabalhamos com atletas que prevemos ter uma boa consistência nos treinos, seja por ter uma rotina previsível, e também por já ter participado de ironmans no passado, portanto sabem melhor administrar seu tempo, é mais fácil seguirmos nossa filosofia de deixar os treinos específicos de ironman para as últimas 8-10 semanas, pois eles serão feitos.

Já um atleta que frequentemente tem problemas em se manter consistente aos treinos, ou que tem uma profissão que exige viagens a negócios em locais com limitados recursos de treinos, é interessante fazer um planejamento flexível, considerando essas interrupções no programa de treinamento.

O resultado de uma programação que encaixa em seu estilo de vida, ou não, utilizando o exemplo acima, vem de duas maneiras, tanto em sua confiança quanto em termos fisiológicos.

Caso você tenha seis treinos muito longos de ciclismo ou corrida agendado antes da prova, e consiga fazer somente três, você irá largar com aquela dúvida e medo de que não treinou o suficiente.

Além dos dias que antecedem a prova, quando pensará “poderia ter treinado mais” alguns atletas ainda pioram a situação e tentam treinar nos últimos quinze dias, o que não treinaram nos últimos três meses, largando com uma fadiga em excesso.

O problema também tem consequência durante a prova, pois quando a energia começar a diminuir, o que de certa forma ocorre com todos os atletas, bem treinados ou não, você terá pensamentos negativos relacionando aquela fadiga aos treinos perdidos no passado.

Os pensamentos negativos antes e durante a prova têm embasamento científico! Por mais que O Método acredita que um volume moderado é necessário para se completar e competir bem um ironman, principalmente em comparação a algumas filosofias de treinos nas quais atletas fazem base por meses e meses, perder treinos específicos, na principal época do ano, irá sim lhe trazer problemas.

Portanto, seu objetivo principal para provas de longa distância é se manter consistente nos treinos, mesmo que para isso seja preciso um planejamento mais detalhado, tanto de seus treinos, para maior flexibilidade e adequação a sua rotina, como também controlar e prever o máximo possível situações que resultem em treinos perdidos, principalmente os principais, no período específico de treinos para a prova, as últimas 8-12 semanas.

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!