Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

As melhores aulas de academia para corredores

Corredores de rua, quase por essência, não gostam de treinar em ambientes fechados. Não à toa, escolheram praticar um esporte ao ar livre. Mas há aulas de academia que trazem benefícios aos atletas do asfalto por fortalecerem e desenvolverem músculos que ajudam a evitar lesões e diminuir o desequilíbrio muscular causado pela corrida.

Por mais que possa parecer chato, dê uma chance ao treino dentro de salas – especialmente a essas aulas que selecionamos – e colha benefícios quando for correr na rua.

Pilates

O fortalecimento das musculaturas profundas e estabilizadoras da região abdominal é o principal benefício aos corredores da aula de pilates, indicada a quem busca uma atividade que também pode ser mentalmente relaxante. A prática aumenta a consciência corporal, o que ajuda a evitar diversas lesões.

Abdominais

O benefício da aula de abdominais aos corredores é parecido com o do pilates, fortalecimento da região abdominal e diminuição do desequilíbrio muscular. Mas o estilo da aula é diferente – essa deve ser mais apreciada pelos fãs de exercícios um pouco mais intensos.

“As contusões na região lombar são decorrentes da falta de fortalecimento na região abdominal. Você consegue esse fortalecimento com aulas de abdominal ou pilates. O que muda é o público da aula”, explica a professora da Bio Ritmo, Márcia Pedroso.

 

Leia mais

Treino para emagrecer com duração de 30 minutos

Cuidados ao correr na rua: segurança em primeiro lugar!

Saúde: esqueça o estresse enquanto corre

 

Funcional + corrida

Há algumas aulas de academia que misturam corrida e treinamento funcional. Além do fortalecimento muscular, esse tipo de atividade permite ao atleta acompanhar facilmente sua evolução nos tiros de corrida, já que na esteira é possível medir com precisão sua velocidade durante cada fase da atividade.

“É uma aula intensa e extremamente desafiadora porque o aluno consegue monitorar sua velocidade e isso gera muita motivação. Ele vai evoluindo no sprint e consegue mensurar esse grau de evolução”, diz a profissional da Bio Ritmo, onde a aula nestes moldes é chamada Race Bootcamp.

Ciclismo

Aulas de ciclismo dentro da academia promovem ganhos cardiovasculares, mas sem o alto impacto da corrida de rua. Joelho e quadril agradecem esse descanso enquanto o atleta fortalece os membros inferiores sem sobrecarregar os músculos exigidos durante a corrida.

Jump

As aulas de jump são outra maneira de trabalhar os membros inferiores sem o impacto das passadas no asfalto. Realizadas em cima de camas elásticas individuais, muitas vezes contam com movimentos similares aos da corrida, além de fortalecimento para os quadris, e podem ajudar na prevenção de lesões.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Ofertas com até 54% OFF

Compartilhe por email!