Treinamento

10 exercícios de pilates para fazer em qualquer lugar

Os benefícios do pilates para a corrida são muitos. O pilates de solo é uma ótima alternativa para fortalecer os músculos e adquirir consciência corporal para a corrida. Aprenda 10 movimentos para melhorar sua performance nas corridas.

Praticar pilates pode parecer fácil, mas só parece. Quem já fez uma aula, principalmente nos equipamentos, sabe que precisa fazer força e ter muita atenção aos movimentos.

É quase uma conversa interna com próprio corpo, percebendo a ação de cada músculo. Ao mesmo tempo, é necessário coordenar os gestos com a respiração, que é o fio condutor da aula.

“O pilates beneficiará o corredor na melhora de seu desempenho esportivo, performance e técnica de corrida, além de prevenir lesões e ser aliado da fisioterapia para reabilitação funcional”, explica Vanessa Miranda, fisioterapeuta e proprietária do Ateliê Pilates, em São Paulo (SP).

Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar uma aula conduzida por um instrutor especializado, Vanessa sugere que você vá a um estúdio da modalidade.

“O professor fará uma avaliação completa das forças e fraquezas do aluno. Isso é importante para elaborar um programa de treinamento específico para as necessidades e objetivos de cada pessoa”, justifica.

 

 

10 exercícios para fazer em qualquer lugar

Na falta de tempo ou orçamento, há o plano B — esta série de dez exercícios sugeridos por Vanessa para fazer em qualquer lugar. Tudo o que você precisa é de um tapetinho ou colchonete, de um pouco de espaço e aproveitar os benefícios do pilates. Ah, também tire os sapatos para fazer o treino. Preste atenção às dicas e boa prática!

 

 

Os benefícios do pilates 

Melhora sua corrida

Além de fortalecer músculos e articulações, os benefícios do pilates no solo trabalham em conjunto com outras frentes importantes para nós, corredores e corredoras. Veja quais são os melhores exercícios de pilates para melhorar sua performance na corrida.

Trabalha a região do core

O core é o núcleo de 29 músculos que são o nosso “centro de força”, aperfeiçoando a estabilidade do tronco e a postura ao correr.

Alivia e ajuda a combater dores e lesões

Desconfortos na lombar e nas costas são comuns a quem corre. Quando fortalecidos, a incidência de dores diminui. O mesmo se aplica às lesões.

Um dos benefícios do pilates, através de uma aula bem elaborada para a corrida é capaz de blindar o corpo contra canelites, tendinites, fascites, fraturas por estresse e outros velhos conhecidos dos atletas.

Mobilidade e flexibilidade

O movimento da corrida torna-se mais espontâneo e com menos esforço. Sabe aquela história da economia ao correr? Pois é. Ao nos tornarmos mais fortes e flexíveis, o ato de correr fica menos cansativo — aliado ao trabalho dos exercícios educativos.

 

*Fonte: Vanessa Miranda, fisioterapeuta (CREFITO 42526-F) e proprietária do Ateliê Pilates, em São Paulo (SP).

*Ilustrações: Leandro Dexter.

Amanda Preto

Recent Posts

MOV

29 minutos ago

Eco SP

29 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago