Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Pilates: os melhores exercícios para melhorar o corpo para correr

Foto: Shutterstock

O método pilates, conhecido por conferir ganho de músculos, condicionamento e resistência, tem muito a oferecer para a corrida. Quando realizado com a orientação profissional adequada, os exercícios de pilates podem ajudar a melhorar o desempenho esportivo, prevenir e até recuperar lesões se estiverem aliados a um tratamento de fisioterapia.

“O pilates foca a melhora de força de membros superiores, inferiores, estabilidade de tronco, força de core, flexibilidade e alongamento, pontos essenciais para uma corrida eficiente”, explica Vanessa Miranda, fisioterapeuta e proprietária do Ateliê Pilates, em São Paulo (SP). 

Além dos benefícios físicos para o desempenho na corrida, o pilates condiciona o praticante a respirar melhor, integrando movimento com inspiração e exalação. “Durante os exercícios, trabalhamos a respiração tridimensional, que amplia a caixa torácica para todos os lados, otimizando a capacidade dos pulmões”, afirma Vanessa. 

Para ajudar os corredores a entender como seria um treinamento específico para a modalidade, Vanessa ensina abaixo uma série de exercícios em vídeo. Você pode sugerir para seu instrutor a inserir esse treino em sua rotina, caso tenha acesso a um estúdio com equipamentos. “Mesmo que a pessoa não conheça o método, recomendo que faça uma aula experimental em um estúdio, pois o acompanhamento é essencial para a evolução de qualquer programa de treino”, fala Vanessa. 

 

Exercícios de pilates para corredores

A seguir, Vanessa mostra os melhores exercícios de pilates para a corrida. Eles são voltados para todos os membros do corpo, começando pelos pés, a base da corrida. “O footwork, por exemplo, previne lesões nos pés, tornozelos e panturrilhas”, acrescenta a fisioterapeuta. 

 

Aprenda a fazer o footwork

 

 

Como fazer a ponte sobre os ombros

No vídeo abaixo, você irá aprender duas variações da ponte no reformer, um equipamento tradicional do método pilates. Os exercícios fortalecem a região lombar, posteriores (parte de trás das pernas) e previne dores nas costas. 

 

 

Exercícios de pilates para fortalecer glúteos e melhorar o equilíbrio

Dois movimentos que irão desafiar sua coordenação e consciência corporal, além de dar mais força aos glúteos. 

 

 

Fortaleça as pernas e melhore o gesto da corrida

Sincronize movimentos dos braços e das pernas e ganhe mais força nos membros inferiores nestes dois exercícios sobre o core align, outro equipamento bastante utilizado no pilates. 

 

 

Core forte + abdômen e membros inferiores definidos

Nesta sequência de pranchas dinâmicas, trabalhe toda a sua força de braços, ombros, costas e core, conjunto de 29 músculos abdominais que são o nosso “centro de força”. “Quando fortalecemos o core, o tronco se torna mais estável durante a corrida, o que melhora a postura e consequentemente os demais movimentos da atividade”, comenta Vanessa. 

 

 

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!