Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como lidar com o formigamento nos pés?

Queixa comum entre os corredores, o formigamento nos pés é um sintoma que, muitas vezes, se desenvolve durante a corrida. É uma sensação irritante na pele, onde os dedos do pés começam a formigar e ficam dormentes. Tal dormência pode progredir ao longo da parte superior ou inferior do pé e, ocasionalmente, para o tornozelo e perna.

Há duas hipóteses para este problema: ou é um processo neural (ligado à compressão do nervo) ou vascular (ligado à circulação). Se for neural, algum nervo que leve informação ao sistema nervoso central pode ter sido comprimido e essa pressão gera a sensação de formigamento. Normalmente, o incômodo e a sensação de formigamento se dão pelo uso de um tênis inadequado, que aperte demais o pé, ou pelo impacto do exercício, que faz com que seus pés inchem durante a corrida.

Leia mais

Meias de compressão: funcionam ou não?

Para aliviar a ansiedade, corrida pode ser melhor que remédio

Treino de força: dicas para corredores

Caso o problema seja vascular, ou seja, se houver uma diminuição da perfusão (troca de nutrientes como oxigênio e glicose entre o sangue e os tecidos), você tende a ter a sensação de formigamento. Apesar da hipótese  estar mais ligada às pessoas que são sedentárias, é comum acontecer nos corredores que treinam acima do seu limite. Outro motivo que, também, pode causar esta sensação é em relação à pressão arterial: que se elava demais, podendo acarretar em problemas para o coração; ou, se diminui drasticamente, diminuindo a perfusão.  Além disso, você pode não estar se hidratando como deveria, o que pode deixar o sangue mais viscoso o que, também, colabora para uma menor perfusão.

Como tratar o formigamento nos pés?

Você pode usar medidas simples para reduzir a sensação de formigamento e de dormência nos pés. Entre elas, a principal é escolher um par de tênis com um amplo espaço, principalmente, anterior da caixa de dedos (antepé).

Também pode optar por usar uma almofada ou palmilha amortecedora. Isso pode espalhar/separar suavemente os ossos e gerar mais conforto aos seus pés. Alguns medicamentos anti-inflamatórios também são indicados, mas, somente, se prescritos por especialistas, como um ortopedista ou fisioterapeuta.

(Fonte: Fernando Fernandes Maciel, fisioterapeuta e médico do esporte em São Paulo)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!