Complementos da corrida: ciclismo e natação

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Corredores estão sempre buscando alternativas para melhorar suas passadas. Incluir outros esportes na rotina de treinos é uma boa escolha. A natação e o ciclismo são ótimos complementos e servem como opções regenerativas ao longo da semana de treinamentos.

++ VEJA MAIS:
>> VÍDEO: EXERCÍCIOS QUE PODEM SER FEITOS NA PISCINA
>> RECUPERAÇÃO ATIVA
>> DICA DO ESPECIALISTA: NATAÇÃO PARA CORREDORES
>> 10 BENEFÍCIOS DO CICLISMO
>> DICA DO ESPECIALISTA: SPINNING PARA CORREDORES

Benefícios da natação
Cair na água é uma ótima forma de melhorar o condicionamento físico, em geral. Além disso, o atleta trabalha o sistema cardiorrespiratório, fundamental para uma boa corrida. Por último, nadar ajuda como forma de treino regenerativo – principalmente após uma rotina mais intensa de corridas nos dias antecedentes. As capacidades motoras e cognitivas também são trabalhadas nas braçadas.

Benefícios do ciclismo
Pedalar também é uma ótima forma de condicionar o corpo. A musculatura mais exigida nos treinos na bike não são os mesmos de uma corrida, por isso, pode ser um ótimo treinamento regenerativo. Como não tem impacto, alivia as articulações – principalmente os joelhos. Por último, dá força aos membros inferiores e melhora o fôlego do atleta.

Início dos treinos
O atleta precisa ficar atento para não se cansar em demasia com as três modalidades. Como o foco é melhorar na corrida – e o corpo não está acostumado aos outros esportes –, o começo deve ter de um a dois treinos na piscina e na bicicleta. Aos poucos – e com a ajuda de um treinador –, essa frequência pode ser aumentada.

Corrida + ciclismo + natação = um dia
Treinar as três modalidades no mesmo dia não é recomendado. Porém, é possível correr e fazer mais uma dessas atividades no mesmo dia.
Corrida + natação: depois de um treino intenso, cair na água pode ser uma boa forma de relaxar a musculatura. O treinamento deve ser bem leve, sem tiros ou braçadas mais fortes.
Corrida + ciclismo: não tem problema praticar essas duas atividades, desde que sejam feitas em horários diferentes. Por exemplo, a corrida de manhã e a pedalada à noite.

4 dicas para entrar para entrar para esses esportes
– Mesmo se você for um corredor experiente – e com bom condicionamento físico –, está praticando um esporte que o corpo não está acostumado. Por isso, comece devagar;
– Caso não tenha uma boa bike, opte pelas bicicletas ergométricas ou aulas de spinning da academia;
– Na natação, os nados crawl e costas são os mais indicados para iniciantes. Com o auxílio de um treinador, inclua, aos poucos, os nados peito e borboleta;
– Se tiver, mantenha seu treinador informado sobre sua evolução nesses esportes e peça dicas.

Fonte: Daniel Costa, treinador da assessoria esportiva Trilopez, em São Paulo