Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Acupuntura para melhorar sua performance na corrida e aliviar dores

Foto: Shutterstock

Patrimônio Cultural da Humanidade – segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) –, a acupuntura é um método de tratamento complementar criado na China. Consiste na aplicação de agulhas em alguns pontos específicos do corpo, visando obter efeitos terapêuticos, como aliviar dores, diminuir o estresse, entre outros. Corredores podem utilizá-la para algumas melhoras.

“A acupuntura na área esportiva auxilia na recuperação física após o treinamento, previne e trata lesões e alivia dores musculares”, afirma a acupunturista Lucia Kawakami, de São Paulo. “Pesquisas científicas mostram que o principal benefício do tratamento para o atleta é a diminuição do estresse oxidativo”, completa.

O método aumenta a atividade antioxidante no organismo com a produção de hormônios como a endorfina – que diminui as dores e gera a sensação de bem estar – e os esteroides – anti-inflamatórios naturais.

Leia mais

Tendinite: corra para bem longe dela

Tipos de yoga: a diferença está nas técnicas utilizadas

Bolhas nos pés por causa da corrida: como evitar o problema

“Com isso, melhoram a potência, força e a resistência anaeróbica muscular, além de aliviar a fadiga e equilibrar o psicológico”, garante Lucia.

Várias técnicas diferentes compõem a acupuntura e as mais usadas para o tratamento de corredores e atletas em geral é a com laser e a eletroacupuntura – ambas mais modernas, mas com ótimo efeito, segundo Lucia.

“Essas técnicas têm efeito analgésico”, explica.

De acordo com a acupunturista, o tratamento pode ser feito tanto antes, quanto depois das corridas. “Para quem quer melhorar o desempenho e prevenir lesões, recomendo que faça antes, mas para aliviar dores musculares, diminuir a fadiga e o estresse oxidativo, o ideal é fazer depois”, afirma.

Lucia recomenda que, após uma avaliação, os atletas façam sessões de acupuntura duas vezes por semana.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!