Correr a esmo no dia do longão pode ser boa ideia?

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Treinamento

Cansado de correr sempre no mesmo parque ou no mesmo itinerário? Bolar propostas diferentes de caminho ou mesmo sair correndo a esmo pode ser uma opção interessante para o longão programado para o sábado ou o domingo. A dica é de Leonardo Marmitt, diretor técnico da Just Run Assessoria Esportiva e vice-presidente da Associação de Corredores de Rua de Santa Catarina. “Utilizo muito esses treinos longos por percursos diferentes ou ‘não tradicionais'”.

Para espantar o tédio, vale a pena percorrer, numa manhã de domingo, bem cedinho, locais como aqueles que fazem parte da história de sua cidade. “Aqui em Florianópolis usamos um 16K ‘Volta ao Morro’, que é o entorno de todo o centro da cidade. Uma tradicional linha de ônibus faz esse percurso. Outro exemplo são as ‘conquistas’ das grandes elevações de Floripa ‘Morro da Cruz’ e ‘Morro da Lagoa’. Enfim, os alunos levam isso como ‘insígnias’ que marcam positivamente seus treinos. Dessa forma, eles melhoram o comprometimento com os treinos e se eleva o grau de convencimento de estarem no caminho certo do planejamento”, completa Marmitt.

Pode-se até batizar a experiência de correr a esmo, proposta que difere um pouco da apresentada por Marmitt, de “peripatética”. A escola peripatética era um círculo filosófico ambulante na Grécia antiga. Peripatéticos (ou os que passeiam) eram discípulos de Aristóteles, que tinham o hábito de filosofar enquanto se deslocavam. Acreditavam que a troca de cenários era benéfica para a oxigenação de ideias. O conceito, erigido em 336 a.C., merece ser testado no século 21. Ou não? Afinal, faz sentido que a mudança de paisagem contribua para um desencadear de ideias diferentes.

Um certo conhecimento da cidade, necessário para evitar áreas perigosas, é recomendável. Importante também colocar no bolso do calção algum dinheiro para pegar um ônibus ou táxi para o regresso. Não se pode descartar o risco de uma torção de tornozelo ou de uma “quebra” que dê um fim antecipado a esse prazer de correr extrapolando um percurso preestabelecido. Alguns poucos reais podem solver a questão.