Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Correr no “piloto automático” é o segredo para correr melhor. Entenda

Respiração, posição dos braços, postura… Você é daqueles que costumam se preocupar excessivamente com cada movimento executado para tentar correr melhor? Um estudo publicado pelo Journal of Sports Sciences sugere que a melhor maneira para correr de forma eficaz é simplesmente ligar o piloto automático e se exercitar sem pensar muito.

Liderado por Linda Schücker, da Universidade de Münster, na Alemanha, o estudo reuniu 12 corredores, que se exercitaram em um ritmo moderado em uma esteira. A pesquisa indica que se concentrar nas consequências de suas ações, e não nas próprias ações, produz resultados mais eficientes. Traçando um paralelo com outra modalidade, Schücker diz que, no basquete, é melhor visualizar a trajetória de um lance livre caindo pela cesta do que se concentrar no ângulo do cotovelo ou no movimento do pulso ao arremessar a bola. Segundo ela, concentrar-se internamente nos detalhes de seus movimentos interrompe a automaticidade das ações.

Em 2009, Schücker já defendia que a filosofia também se aplicava à corrida. Quando os corredores se concentravam demais na forma de correr, tinham desempenho inferior em relação aos momentos em que simplesmente observavam a paisagem. Quando a concentração envolvia a respiração, o rendimento era ainda pior. Em média, eles queimavam de 2,6% a 4,2% a mais de oxigênio quando se concentravam em como respirar de maneira adequada.

A pesquisadora também constatou que, quando se preocupam em excesso com a postura na corrida, os atletas tendem a dobrar demais os joelhos. Mas, então, como corrigir eventuais falhas biomecânicas na corrida?

De acordo com Noel Brick, psicólogo da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, o ideal é fazer uma verificação periódica com um treinador para saber o que está certo ou não nas passadas e na respiração. Ele conclui que, se você não tiver pontos que claramente devem ser aprimorados, o melhor caminho é simplesmente curtir o exercício. “Pare de pensar sobre isso e apenas corra”, finaliza Brick.

 

Leia mais

3 truques para melhorar a respiração

Como melhorar a respiração na corrida

3 dicas para corrida de rua: pisada, respiração e fone de ouvido

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!