Dica do especialista: é indicado malhar e correr no mesmo dia?

Atualizado em 11 de julho de 2017
Mais em Treinamento

“É indicado correr e fazer musculação no mesmo dia?” Essa é uma dúvida frequente entre corredores, sobretudo os novatos. “Praticar o treino de força e o aeróbico no mesmo dia é caracterizado como treino concorrente”, explica o treinador da Lobo Assessoria Esportiva, de São Bernardo do Campo (SP), Lucas Santos. “Essa atividade, se bem estruturada, pode proporcionar diversos ganhos aos corredores, porém, o mal planejamento pode levar à queda de desempenho e até gerar lesões.”

Benefícios

Conciliar esses dois tipos de treinamento aumenta a queima calórica, ajudando os atletas que querem perder peso. Além disso, o aumento da massa muscular acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia em repouso – gastando ainda mais calorias após as atividades.

Qual fazer primeiro?

Uma maneira de conciliar os dois tipos de treinamento é correr primeiro e, em seguida, fazer o trabalho de musculação apenas dos membros superiores. “Separe um ou dois dias da semana para realizar o trabalho de musculação das pernas, sem a corrida no mesmo dia.” Desta forma, o trabalho aeróbico influenciará menos no fortalecimento, visto que o objetivo principal é melhorar na corrida.

Cuidados

De acordo com o especialista, “caso o atleta faça uma atividade intervalada de alta intensidade, por exemplo, certamente haverá um comprometimento no treino de força”. Se a atividade for mais leve, a influência é, praticamente, nula, segundo o treinador.

Por outro lado, “fazer a musculação dos membros inferiores antes de correr causará uma perda de desempenho, levando o corredor à fadiga mais cedo, devido a redução da capacidade de produzir e manter a força muscular”. Isso pode se tornar um problema maior. “Lesões podem ocorrer por conta dessa diminuição da força.” Com os músculos mais fragilizados, o impacto em cada passada é maior, logo, além de problemas musculares, o atleta pode sofrer algum tipo de entorse.

Ao sentir qualquer tipo de dor durante a corrida ou o trabalho de fortalecimento, é importante que o corredor pare imediatamente a atividade. A conversa com o educador físico da academia ou seu treinador é importante para que nenhuma lesão aconteça.