Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Faixa elástica: 4 exercícios ótimos para corredores

Foto: Ricardo Soares

A faixa elástica é um acessório que não pode faltar na rotina de treinamento de quem corre. É prática, funcional e eficaz para a execução de diversos exercícios. O personal trainer Fellipe Franco ensina quatro exercícios com faixa elástica para complementar seu treino de fortalecimento. Lembre-se sempre de consultar um profissional de educação física para encaixar este treino em sua rotina. 

 

4 exercícios com faixa elástica para corrida

Faça 3 séries de 12 repetições para cada um.

1 – Lombar

exercícios com faixa elástica

Fortalecimento de lombar e isquiotibiais (posterior das coxas). Auxilia na manutenção da postura, fundamental para corredores.
Afaste as pernas e passe o elástico por baixo do pé que está a frente. Segure as pontas do elástico com as duas mãos e flexione o tronco, mantendo a coluna ereta e a cabeça em posição neutra, até a linha do quadril.

 

Leia mais

22 dicas para melhorar a resistência na corrida

Dicas e planilha de corrida para emagrecer e evoluir o condicionamento

Eletroestimulação de corpo inteiro promete diminuir tempo na corrida

 

2 – Agachamento

exercícios com faixa elástica 1

Ativa os principais grupos musculares utilizados pelos corredores: quadríceps, glúteos, posterior de coxas e panturrilha. Afaste as pernas na largura do quadril e certifique-se de que o elástico está centralizado, segurando suas pontas. Realize o movimento do agachamento sem deixar que o joelho passe a ponta dos seus pés.

 

3 – Elevação de quadril

exercícios com faixa elástica

Trabalha a força de glúteos, lombar e posteriores de coxas, além de ser importante para manutenção da postura e fortalecimento de importantes grupos musculares. Deitado, passe o elástico por cima do quadril e o segure com as mãos, a fim de criar uma resistência ao movimento. Apoie os pés no chão e eleve o quadril, contraindo os glúteos e posterior das coxas. Retorne lentamente à posição inicial.

 

4 – Tornozelo

exercícios com faixa elástica

Foco no fortalecimento de panturrilha. Deitado, com uma das pernas estendidas, passe a faixa elástica por um dos pés e segure-a com ambas as mãos. Mantendo a perna estendida e elevada, faça os movimentos com o tornozelo.

 

Fonte: Fellipe Franco, profissional de educação física e personal trainer. 

Produção: Carol Medeiros. Fotos: Ricardo Soares. Animação: Caue Pereira. 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!