Hora de planejar o seu treinamento

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Com a atual busca pelo bem-estar e melhora da qualidade de vida por meio da prática regular de exercícios físicos, a corrida vem crescendo cada vez mais pela facilidade de acesso. Muitos corredores acabam apostando na corrida sem o acompanhamento de um profissional da área o que, de certa forma, pode prejudicar seu desempenho.

++ VEJA MAIS
>> CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE TREINAR COM UMA ASSESSORIA ESPORTIVA
>> 
ASSESSORIAS ESPORTIVAS GRATUITAS EM SP
>> COMO CORRER COM O ACOMPANHAMENTO DE UMA ASSESSORIA ESPORTIVA

Quando se trata de resultados, seja para melhora do tempo em uma determinada prova ou o aumento da distância percorrida, é preciso treinar. Contudo, você precisa de uma programação adequada que combine o treino de corrida, preparação física e o descanso.

Esses três itens precisam andar em equilíbrio, uma vez que qualquer erro pode levar a queda de rendimento na corrida, a lesões musculoesqueléticas ou ao afastamento da prática esportiva.

Em relação ao pós-treino, tenha em mente que o descanso é imprescindível para a recuperação total do organismo. Uma continuidade sem a pausa necessária pode levar ao overtraining (excesso de treinamento).

Além disso, fatores como idade, sexo, tempo da prática do esporte e, principalmente, a condição muscular devem ser levados em consideração na hora do treinamento. Treinos de fortalecimentos são fundamentais.

A falta de acompanhamento de um treinador pode acarretar em vários problemas na vida de um atleta, seja ele iniciante ou experiente. Um estudo norte-americano indicou que 60% das lesões em corredores podem ser atribuídas aos erros de treinamento.

O planejamento, portanto, se faz necessário, sendo quase uma obrigação para quem quer obter bons resultados ou avançar na carreira sem maiores problemas. Neste momento é hora de buscar um especialista, que aliará o conhecimento teórico-científico com a prática, diminuindo a margem de erro nos treinamentos e afastando as chances de lesões.