Treinamento

Como melhorar sua corrida com treinos em escadas

Os treinos em escadas podem ser uma boa alternativa para quem quer melhorar a corrida e perder peso, pois sua alta intensidade proporciona maior gasto calórico e, ainda, ajuda no desenvolvimento da potência muscular. Quer saber como realizar esse treinamento sem erro? Veja as dicas a seguir! 

Mais potência!
Um dos principais benefícios dos treinos em escadas é o ganho de potência, pois o atleta deve usar muita força muscular para impulsionar seu corpo para cima e para frente. “Para isso, é necessário grande despendimento de energia e força, proporcionando grande ativação do CORE (região que envolve abdôme, coluna e quadril). Desta forma, e diante desta intensidade, os treinos de escada resultam em grande ganho de potência muscular”, explica o treinador João Moraes, diretor técnico XTRY Assessoria Esportiva.

Melhorando a técnica
Ao treinar em escadas, o corredor consegue trabalhar de forma mais eficiente a biomecânica da corrida. Isso porque usa de maior amplitude para subir os degraus, o que resulta numa melhora da amplitude das passadas em terreno plano, como em provas, por exemplo.

 

 

Mais fôlego
“Com o treino em escadas, o corpo fica treinado para suportar cargas extras e, portanto, será mais resistente a cargas mais leves”, sugere o especialista, que lembra que este resultado dependerá, é claro, do volume de treino. “Por isso, o ideal é seguir as recomendações de seu treinador, que irá avaliar o seu momento e prescrever a dose certa de treinos em escadas para que venham os resultados desejados.”

Evitando lesões
Um outro ponto positivo deste tipo de treinamento é que ele gera menos impacto às articulações. “A subida de escadas conta com uma biomecânica favorável, com pouquíssimo impacto e com bastante trabalho muscular relacionado à corrida”, fala João. Mas fique esperto:  a descida nas escadas, apesar de também proporcionarem um excelente trabalho muscular, têm mais impacto.

Primeiros passos
O número de degraus, sua largura e altura não interferem tanto no treino. O importante, segundo o treinador, é se atentar ao volume, que será o melhor medidor para seus resultados. “O volume depende muito do condicionamento do corredor, mas é possível dizer, de maneira geral e para quem está iniciando nos treinos em escadas, que uma sessão a cada 15 dias, com 7 subidas de 30″ a 1′ e com intervalo de até 1’30” (ou o retorno ao ponto inicial) é suficiente para promover as primeiras adaptações”, finaliza.

lucastornioli

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago