Nutrição

Projeto verão: cuidado com as dietas milagrosas

Emagrecer é o objetivo de muita gente que chega nas academias nesta época do ano. O tal projeto verão começa normalmente três meses antes de começar a estação mais quente do ano e leva muita gente a se matricular em academias, começar um esporte novo, testar uma nova dieta: tudo para chegar no verão com o corpo em forma.

Mas, a menos de um mês do início do verão, vale o conselho: mudanças repentinas na dieta podem atrapalhar o seu objetivo de perder peso e até levar ao indesejável efeito sanfona. A perda de peso só é efetiva quando acontece por meio de uma reeducação alimentar e mudança de hábitos – e demora mais do que três meses para surtir o resultado desejado.

O aviso parte do nutrólogo Sandro Ferraz, que já enfrentou problemas para emagrecer após terminar a faculdade e chegou a pesar 120 kg. Insatisfeito, ele tentou diferentes métodos convencionais para perder peso, que não surtiram efeito. “Decidi estudar nutrologia e entender como de fato nosso organismo funcionava”, conta. 30 kg mais magro, o nutrólogo descobriu que o “projeto verão” deve ser durante todo do ano e que não existe milagre quando falamos de perda de peso.

 

 

Dietas milagrosas
Muita gente adere às dietas para acelerar o projeto verão e perder peso rapidamente. Mas é fundamental o acompanhamento profissional para quem almeja uma vida mais saudável. “Dietas de baixas calorias e não supervisionadas podem deixar de suprir o organismo com importantes nutrientes e são potencialmente perigosas, podendo levar a doenças sérias”, alerta o nutrólogo. Isso ocorre porque quanto mais rígida a dieta, mais o organismo procura ganhar reservas de gordura para consumir em períodos de carência de nutrientes, fazendo com que a dieta tenha o efeito reverso e a pessoa adquira mais peso posteriormente. “No meu ponto de vista, qualquer dieta executada por uma pessoa sem acompanhamento profissional é maléfica”, ressalta Ferraz.

Projeto verão em alta
Hoje em dia muito se tem falado sobre algumas dietas específicas; as mais famosas delas entre a galera fitness são as “low carb”, que priorizam um baixo consumo de carboidratos, e a cetogênica, baseada na ingestão de altos níveis de gorduras (e pouco carboidrato); além do  jejum intermitente.  

Elas não são ineficazes, pelo contrário, apenas devem ser feitas com o acompanhamento de um profissional, pois o funcionamento depende do organismo de cada um. “Antes de ser proposta uma dieta ao paciente, precisam ser levados em conta alguns parâmetros como: ritmo de vida, atividade física e intensidade e horários adequados”, finaliza o nutrólogo. 

Pois é. Para quem busca o tal do “corpo perfeito” ou quer perder alguns quilinhos, o projeto verão tem que ser o ano todo!

camilabrogliato

Share
Published by
camilabrogliato

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago