Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Treino Metcon: o que é e seus benefícios para o corredor

Diferentes tipos de treinamentos oferecem muitos benefícios para os praticantes de corrida. Os exercícios para ganho de resistência e condicionamento físico, além do fortalecimento muscular, são aliados no aperfeiçoamento da performance. O condicionamento metabólico, conhecido como Metcon, é um bom exemplo disso.

O que é o treinamento Metcon?

Metcon sigfinica “Metabolic Conditioning”, ou seja, condicionamento metabólico. O metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do organismo e que podem ser influenciadas pela intensidade e o volume do exercício.

O Metcon é uma modalidade de treinamento intenso que é eficaz para ganho de resistência, emagrecimento e definição muscular em curto período de tempo, se acompanhado de uma dieta balanceada.

“A principal característica desse método de treinamento é oscilar entre as frequências cardíacas mínimas e máximas com o objetivo de melhorar a condição cardiorrespiratória e a capacidade física”, conta o personal trainer Carlos Klein.

Benefícios do treinamento

Para atletas que buscam performance, os treinamentos de alta intensidade e que priorizam exercícios livres podem resultar em muitos benefícios – principalmente quando pensamos na prática de corrida, em que o condicionamento físico e a resistência, além de força muscular, são indispensáveis.

Além disso, o Metcon também pode ajudar a:

  • Aumentar a massa muscular;
  • Diminuir o percentual de gordura;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Diminuir a pressão arterial;
  • Auxiliar no funcionamento adequado do sistema imunológico e no sistema nervoso central e endócrino.

Benefícios para o corredor

Para melhorar a performance e evitar lesões, o atleta precisa muito mais do que apenas correr. O fortalecimento é indispensável para os praticantes de corrida.

“Por se tratar de um treinamento completo que exige tanto da parte muscular, como da parte cardiorrespiratória, o Metcon é excelente para quem pretende ter uma boa performance durante a corrida pois ele é responsável por fortalecer os músculos que são acionados durante a corrida, aumentando assim sua resistência, além de melhorar a condição pulmonar e cardiovascular,” explica o personal trainer Eduardo Gusmão.

O treino Metcon utiliza exercícios funcionais em forma de circuito, em que são trabalhados, em conjunto, os membros superiores – responsáveis por melhorar sua postura durante a corrida – e inferiores, tornando-se assim um aliado no fortalecimento de glúteos, quadríceps e músculos posteriores, todos eles fundamentais para correr mais rápido.

Além disso, o Metcon utiliza alongamentos dinâmicos e explora diferentes zonas de treinamento, auxiliando a preparar o corpo para os diferentes níveis de esforço que podem ser exigidos durante a corrida.

Por conta de sua alta intensidade, o treino geralmente tem duração de 20 a 30 minutos e deve ser feito de duas a três vezes na semana, sempre com o auxílio de um profissional de educação física para realização correta do treinamento.

Leia mais

Iliopsoas: conheça a importância deste músculo para os corredores

Síndrome compartimental crônica, a lesão típica de corredores

5 dicas para correr mais em 2020

Fontes: 

Carlos Klein personal trainer, especialista em treinamento funcional.

Eduardo Gusmão personal trainer, pós-graduado em nutrição esportiva, treinamento desportivo e fisiologia do exercício.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!