Para onde olhar durante uma competição

Atualizado em 27 de julho de 2016
Mais em Treinamento
 

Saber direcionar o foco da visão durante competições esportivas pode ser um aspecto determinante de desempenho. Como?

É simples compreender, cada indivíduo reage a estímulos externos de maneiras diferentes e dentro do esporte estes estímulos podem ser compreendidos de maneira positiva ou não, por exemplo: Um atleta que inicia mal a sua prova de triathlon, por um motivo qualquer, tem uma série de competidores a sua frente e tem que recuperar posições, para alguns, manter estes adversários sempre a vista é um estímulo motivacional que os incentivam, mas outros podem percebê-los como uma dificuldade a mais que pode complicar sua colocação no fim da competição.

Este é apenas um exemplo de estímulo externo a que os atletas estão sujeitos, mas são inúmeras as variáveis que interferem ou não nos rendimentos, como a presença, ou não de espectadores, ou torcedores, adversários que ultrapassam, staff da prova desatento que passa a água de maneira incorreta, tempo de prova no relógio, enfim, uma infinidade de aspectos presentes em cada competição de acordo com a modalidade disputada.

Nossa visão é direcionada de acordo com nossa vontade, ou necessidade, e é exatamente aqui que entra o treinamento de foco de visão. No ciclismo, por exemplo, é de extrema necessidade olhar para frente e para os lados muitas vezes, tanto para perceber o percurso e seus obstáculos, como para ver adversários e se posicionar de forma ideal; para aquele atleta que vê uma longa distância a ser percorrida, ou uma subida a ser vencida como aspecto motivacional, é importante manter sempre contato visual e foco nestes aspectos, mas para aquele que compreende estes estímulos de outra forma, é ideal focar os detalhes a curta distância, ou os adversários que ao seu redor estão.

Portanto, é de extrema importância avaliar provas anteriores, ou até mesmo durante a próxima competição, como você reage a cada um dos estímulos visuais que lhe são exibidos, para direcionar o foco da visão para estímulos motivacionais, e desviar o foco dos que o desmotivam. Após avaliar estes aspectos, pode ser realizado treinamento de foco de visão, com simulação de competição, para facilitar a prática durante futuras provas.

Paulo Oppermann é psicólogo com atuação na área esportiva, ministra cursos de psicologia do esporte, palestras, supervisiona estágios e pesquisas, e principalmente auxilia atletas e equipes a melhorar seus desempenhos, rendimentos e resultados através de consultoria e treinamento de habilidades psicológicas.

 

 

Paulo R.V.Oppermann – paulo@nasredes.com.br
www.nasredes.com.br