Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Tempo run: o que é o indicador presente em quase todas as planilhas

Foto: Shutterstock

Tempo run, uma denominação que provavelmente você já viu na planilha de treinos ou ouviu alguém falar a respeito. Entretanto, muita gente não sabe o que significa o termo e sua importância na etapa de um treinamento de corrida. 

Segundo Darlan Duarte, treinador da assessoria esportiva Pacefit , pós-graduado em biomecânica do esporte e treinamento desportivo “tempo run é o ritmo que alguma pessoa se propõe a correr uma determinada distância”, ou seja, é um objetivo de pace para determinada distância. A dúvida mais comum é se é possível calcular o tempo run. “Não se realiza esse tipo de cálculo por ser uma meta de pace. O que são feitos são treinamentos específicos para se atingir o objetivo, que deve ser compatível com o momento do atleta”, esclarece o treinador.

 

Leia mais

Dia do lixo: o que você precisa saber antes de comer o que quiser

Aulas de spinning ajudam ou atrapalham corredores?

Exercício em excesso prejudica a saúde mental, aponta estudo

 

Como aplicar o tempo run no seu objetivo? 

Em relação a distância, o tempo run de uma pessoa que vai tentar fazer uma prova de 5 ou 10 km costuma ser mais rápido, por serem provas mais curtas, e quanto mais curta for a prova, maior a capacidade de imprimir velocidades mais altas.”, explica Darlan, que continua: “Se for uma velocidade muito alta, esse tempo run deve ser colocado aos pouquinhos na sessão de treino para não pesar o rendimento”. Por exemplo: se a pessoa for fazer um treino de 8 km, ela pode alternar 1 km em ritmo moderado e 1 km no pace desejado. 

Para quem quer implementar a técnica em maratonas, a dica é um pouco diferente. “Já nas distâncias maiores, como uma meia-maratona ou a maratona, é mais fácil entrar com o ritmo proposto, pois a intensidade é mais tranquila, então muitas vezes a pessoa consegue fazer uma sessão inteira de treinos em tempo run”, explicou Darlan.

Ou seja: uma pessoa que vai correr uma meia-maratona pode fazer um treino de 14 km em tempo run. “É mais fácil executar os 14 km integralmente no pace determinado.”, finaliza.

 

*Fonte: Professor Darlan Duarte, educador físico. CREF: 053229-G/SP

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!