Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Treinos de corrida para sair da zona de conforto

Foto: Shutterstock

Vez ou outra, depois de um certo tempo correndo, o corpo se acostuma ao estímulo dos mesmos treinos de corrida. Fica fácil fazer o que antes parecia difícil, a mente pode começar a se entediar com a previsibilidade e, como consequência, vem a desmotivação. Então, é hora de sair da zona de conforto e injetar novos desafios na rotina. 

 “Os treinos mais intensos intercalados com alguns exercícios funcionais ajudam a dar essa motivação extra. Em uma planilha completa, em que o atleta faz musculação, funcional e corrida, uma vez por semana de treino de corrida com funcional é suficiente para o corpo reagir e não estagnar seu condicionamento”, explica o personal e coordenador da Sett Academia (SP), Cássio Fidlay. 

 

Treinos de corrida: pausa ativa  

  • 1 minuto de burpee + flexão de braço + abdominal (3 séries). No final da terceira série, faça 2 minutos de corrida rápida, o mais rápido que puder*. 
    Repita 3x.
    *Iniciantes: 1 minuto de corrida rápida.
  • Corrida rápida de 15 segundos, descanse por 1 minuto. Faça uma série de 15 repetições de cada exercício (burpee, flexão de braço e abdominal). Repita 3x. Iniciantes: 3 x (15 repetições de agachamento ou afundo + 2 minutos de trote (na esteira ou na rua). Se for fazer na esteira, coloque na inclinação entre 1 e 2.

Subida para trabalhar explosão e postura

Escolha uma rua com subida íngreme (ou coloque elevação 4/ 5 na esteira para simular a subida). “Excelente treino para aprender a postura correta na corrida, core forte, altura máxima, corpo para a frente”, explica Cássio.  

  • 1 minuto de aceleração na subida + 1 minuto de agachamento + trote de 3 minutos (corrida leve). Repita 3x. Iniciante: 30 segundos de corrida rápida na subida + volta descendo no trote + 30 segundos agachamento. Repita 3x.

 

Leia mais

3 dicas simples para acelerar na corrida sem se lesionar

4 aulas para você fugir da rotina

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

 

A importância do fortalecimento

O treinador ressalta que, antes de sair correndo por aí, é preciso aprender primeiro o movimento correto e ter força nos músculos para segurar o impacto do esporte. Tenha um profissional aliado na elaboração de seus treinos e técnica para não se lesionar!

 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!