Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Treinos no inverno: cuidado dobrado

Com as temperaturas mais baixas chegando, os treinos no inverno tendem a diminuir. Mas é justamente nessa época que é preciso dar mais atenção ao corpo. E atividades feitas com cuidado são importantes para melhorar desempenhos e evitar lesões.

Confira os itens que merecem atenção especial durante o inverno:

1 – Aquecimento

O aquecimento é importante para preparar o corpo antes das atividades físicas, também como um trabalho preventivo para diminuir as chances de lesões. Como as temperaturas tendem estar mais baixas, o corpo demora mais para esquentar. Por isso, o tempinho extra no aquecimento irá beneficiar o seu corpo e ajudar no desempenho do esporte. Pode-se começar com uma caminhada leve movimentando os braços e pernas.

 

Leia mais

2 – Alongamento

O alongamento é um complemento do aquecimento e é importante passar por essas duas etapas. O ideal dos treinos no inverno é aumentar as repetições de cada região do corpo e esticando mais a musculatura.

3- Hidratação

A hidratação é de extrema importância em qualquer época do ano. As pessoas tendem a deixar de se hidratar por causa do frio, mas isso é um erro. A reposição de líquido durante e após o treino com água ou isotônicos, pode evitar a perda de capacidade de realizar as funções metabólicas de maneira eficiente e também evitar a redução da coordenação motora e de contração muscular.

4 – Roupas certas

A escolha das roupas tem um importante papel na hora dos treinos. Quem se exercita em parques, por exemplo, deve evitar o excesso de agasalhos. Durante a atividade física o corpo procura manter sua temperatura estável, para isso há uma produção de suor como mecanismo de perda de calor. É por isso que as roupas precisam facilitar a transpiração do atleta e assim evitar a desidratação.

5 – Friagem após o treino

Depois do exercício, é importante tomar cuidado para não ficar no frio por mais tempo que o necessário. O corpo está quente e o ambiente frio, pode existir um choque térmico, que causa resfriados e mal estar.

(Fonte: Diego Barros, fisiologista do esporte do HCor, Hospital do Coração SP)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!