Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

3 sinais de desidratação durante o exercício

É certo que a sede é um dos primeiros sinais de desidratação. No entanto, existem muitos atletas que esperam sentir sede para beber água, terminando sua corrida desidratado.  Não tomar água o suficiente, antes de sair para o seu treinamento, pode desencadear dores durante a atividade física. Veja abaixo os principais sintomas da desidratação:

Fadiga
Sentir-se fraco e fadigado poucos minutos após começar o treinamento, muitas vezes, é um sinal de que seu corpo está necessitando de líquidos.  Provavelmente, você não pode reverter esta situação sem tomar água ou uma bebida esportiva, em pequenos goles, para baixar a intensidade.

Câimbras
Os líquidos podem impedir, ou pelo menos diminuir, as câimbras musculares. Em nosso corpo, há água tanto dentro como fora das células. Quando você fica desidratado, o líquido da parte de fora das células diminui. Além disso, a redução de líquidos provoca uma descarga de forma espontânea (contração muscular) que pode conduzir a uma câimbra.

Aumento da frequência cardíaca
Se você perceber que a sua frequência cardíaca está muito mais alta em relação a sua intensidade na corrida, diminua o ritmo e espere alguns minutos. Se continuar alta, uma das causas pode ser a falta de hidratação. Isso acontece porque o seu corpo se esforça mais para manter um trabalho cardíaco constante, ou seja, quando baixa a pressão sanguínea por falta de fluidos, aumenta a frequência cardíaca. Este é um mecanismo de compensação para assegurar o transporte de oxigênio para os tecidos do seu corpo.

Dica: Para qualquer um desses sintomas, é melhor deixar o treino para o dia seguinte. Volte para a sua casa, hidrate-se e recupere-se para o seu próximo treinamento.

Prevenção
A forma mais correta de evitar a desidratação é manter o seu corpo hidratado durante todo o dia, ingerindo bastante liquido mesmo quando você não estiver com sede. Isto significa tomar líquidos antes, durante e depois do exercício. Vale lembrar que você precisa ingerir entre 400 e 600 ml de água ou bebida esportiva duas horas antes do seu treino, para começar o exercício bem hidratado.

(Fonte: atletas.info, site parceiro na Argentina)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!