CrossFit Games

CrossFit: três atletas dos Regionais 2018 são flagrados no antidoping

A CrossFit divulgou em seu site oficial que três atletas que participaram dos Regionais, última etapa antes do CrossFit Games 2018, testaram positivo em exames antidoping. Dois atletas competiram nas categorias individuais e um deles em equipe.

São eles Gena Malkovsky, russa que ficou na oitava posição do Europe Regional, Megan Benzik, 28ª colocada no South Regional, e Carlos Castillo, que competiu por equipe no Latin America Regional. Todos eles estão suspensos por 4 anos de todas as competições oficiais da CrossFit Inc.

Nenhum deles conquistou a sonhada vaga para o CrossFit Games 2018, mas ainda assim foram submetidos a exames no período pré-competição. Megan Benzik divulgou em seu Instagram uma nota oficial, confirmando o doping e justificando a origem das substâncias proibidas.

 

 

“No dia 17 de maio de 2018 eu fui uma das atletas selecionadas aleatoriamente para o teste antidoping antes de competir no South Regional. A CrossFit me informou ontem que testei positivo”, disse a atleta. Megan afirmou que uma das substância foram prescritas por seu médico e outras não, mas que todas foram tomadas sob sua total consciência.

Os três atletas foram notificados após testarem positivo e tiveram 10 dias para apresentar suas justificativas ou apelações, e só depois disso receberam a punição. A organização informou que outros atletas também já foram notificados, e ainda estão no período para se defenderem.

“A CrossFit reconhece que algumas substâncias proibidas são usadas para fins médicos legítimos. Em casos raros, permitimos que uma Isenção de Uso Terapêutico (TUE) seja concedida aos atletas com histórico médico documentado que demonstre a necessidade do uso regular de tal medicamento”, informou a organização ao explicar o direito de defesa dos atletas.

Gena Malkovsky testou positivo para Clomifeno (anti-estrogênico), Drostanolona e Meldonium. As duas últimas estão ligadas à melhora de desempenho (recuperação muscular acelerada e aumento da força física). Anderson Silva, lenda do MMA brasileiro, já testou positivo para Drostanolona. Maria Sharapova, uma das melhores tenistas do mundo, também já testou positivo para Meldonium. Megan Benzik testou positivo para Oxandrolona e Carlos Castillo para LGD4033, ambas consideradas substâncias anabólicas.

Recentemente, a organização informou que a atleta Laura Hosier, que fez parte da equipe East Woodbridge, terceira colocada no East Regional, também testou positivo no exame antidoping. Embora a atleta ainda não tenha sido punida individualmente, a sua equipe foi desclassificada do CrossFit Games 2018.

Rodolfo Gaioto

Share
Published by
Rodolfo Gaioto

Recent Posts

MOV

36 minutos ago

Eco SP

36 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago