Endurance: entenda como prática auxilia nos treinos de corrida

Atualizado em 14 de novembro de 2023

“Resistência” pode ser definida como capacidade psicofísica do indivíduo de resistir à fadiga – podendo se manifestar sob a forma de resistência muscular localizada e geral, aeróbica ou anaeróbica, de curta, média e longa duração, resistência de força, força rápida e resistência de velocidade. O termo endurance faz referência a capacidade de resistência aeróbica de longa duração, ou seja, a capacidade de manter contrações musculares por um período de tempo prolongado.

O coach e dono do Crossfit Cromo Victor Hugo Lavorente de Paiva, explica detalhadamente sobre o endurance:

O endurance é a capacidade física que permite o atleta sustentar uma atividade por um longo período de tempo. Para fornecer energia para esse tipo de treino, nosso organismo utiliza majoritariamente a via energética aeróbia ou oxidativa, onde o principal substrato utilizado serão os ácidos graxos (gordura)”.

Os treinos longos são realizados com exercícios cíclicos como corrida, pedalada ou natação, e são feitos com uma intensidade baixa e de longa duração. As adaptações que ocorrem nesse tipo de exercício incluem: melhora das enzimas utilizadas na via aeróbia, melhora do transporte de oxigênio pelo organismo e adaptações cardíacas – como maior ejeção de sangue pelo coração e diminuição da pressão sanguínea – trazendo benefícios para a saúde e melhorando a performance esportiva.

Treinar a via aeróbica é importante, tanto para pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida, quanto para atletas de qualquer modalidade. A capacidade aeróbica maior está relacionada com redução ou retardamento da fadiga, que auxilia na recuperação do atleta entre as sessões de treino e maior capacidade de trabalho.