Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

9 verdades e 1 mentira sobre crossfit

Se você já é um adepto do crossfit, deve reconhecer os fatos ou mitos da modalidade. Se você ainda não é um praticante, essa é uma oportunidade de saber mais sobre uma mania que não para de crescer no Brasil. Aproveite a onda das redes sociais e veja 9 verdades e 1 mentira sobre crossfit.

 

Leia mais

Crossfit causa lesões? Especialista derruba mitos

Brasileiras lideram categorias teen no Open; saiba quem são

Burpees: você sabe como surgiu esse movimento?

 

1 – CrossFit é uma marca e não um esporte
Criado em 2000 por Greg Glassman, o CrossFit é um método de condicionamento físico de alta intensidade que abrange diversas modalidades esportivas. Desde então, Glassman registrou como uma marca, a CrossFit Incorporation. Criou o Games, vendeu os direitos para a Reebok (única que pode usar o nome em seus materiais esportivos) e somente as academias afiliadas podem se denominar como CrossFit. Chamado por alguns de MMT (modalidades mistas de treinamento), a verdade é que o crossfit não é oficialmente um esporte.

2 – Qualquer pessoa pode praticar crossfit
Com suas limitações e adaptações, o crossfit é recomendado para todas as idades e para ambos os gêneros. O CrossFit Games, principal campeonato da modalidade, conta com diferentes categorias, como adolescentes de 14 anos e atletas de mais de 60.

3 – O crossfit pode ser praticado no box, num parque, em casa… 
Diferentemente de musculação e ginástica, esportes em que a maioria dos exercícios dependem de equipamentos, o crossfit oferece diversos movimentos que podem ser praticados apenas com o peso corporal. Agachamentos, abdominais, corrida, burpee, saltos de caixa e de corda, flexões de braço, paradas de mão… São muitas as opções que podem ser praticadas em qualquer lugar.

4 – O Brasil é o segundo país com mais boxes no mundo
Como já foi dito anteriormente, para utilizar o nome CrossFit em sua academia é preciso ser afiliado. O site oficial da empresa oferece um mapa de boxes afiliados em que o Brasil supera potências como Canadá e Austrália como o segundo país em número de boxes. São mais de 700 academias afiliadas usando a marca registrada no país. 

5 – O Brasil nunca teve um representante nas categorias principais do CrossFit Games
Luiza Marques foi oitava colocada entre as adolescentes de 14 e 15 anos em 2016. Daniela Watanabe foi quinta colocada entre as masters de 45 a 49 anos, em 2015. Na categoria individual geral, o Brasil nunca foi representado na principal competição do mundo. Alguns atletas como Vivi Aiello, Anita Pravatti e Anderon Primo já estiveram nos Regionais, última classificatória antes do Games, mas nunca carimbaram o passaporte.

6 – É possível conciliar crossfit com outras modalidades
Como o crossfit foi criado como um método de condicionamento físico, é comum que atletas de artes marciais, natação, ginástica ou de outras modalidade o utilizem como forma de preparação física. O importante é saber que aquela não é a sua prioridade para não influenciar em sua modalidade principal.

7 – Crossfit traz diversos benefícios para a saúde
De forma rápida e simples: a prática auxilia na melhora do condicionamento físico e cardiorrespiratório, no ganho de massa muscular, na perda de peso e no combate à obesidade, no fortalecimento de articulações e músculos… São inúmeros os benefícios para o corpo e para a mente.

8 – O CrossFit Games já foi transmitido pela TV no Brasil
Como podemos assistir ao principal campeonato do mundo na TV? No último ano, a ESPN exibiu ao vivo trechos da competição, retransmitindo o sinal americano, mas com narração e comentários em português. Sem a confirmação para 2017, a CrossFit lançou uma campanha convocando o público a entrar em contato com as principais emissoras do Brasil e pedir o Games ao vivo na televisão.

9 – O odiado burpee foi criado bem antes que o CrossFit, em 1939
Se odiar for um termo muito forte, duvidamos que você ame fazer burpee. Enquanto o crossfit foi criado em 2000 por Glassman, o exercício que aparece em diversos treinos e aquecimentos foi inventado em… 1939! No final da década de 30, Royal H. Burpee criou o movimento pensando em encontrar uma maneira rápida e simples de avaliar o nível de aptidão física de uma pessoa.

10 – Crossfit machuca mais que outros esportes (claro que essa é a mentira sobre crossfit)
“O maior [mito] é que o crossfit lesiona mais que os outros esportes. Esse já foi derrubado diversas vezes por meio de estudos científicos que comparam esse esporte com corrida, futebol, ginástica e diversos outros, mostrando que está muito aquém dos demais em número de lesões por hora praticada”. A afirmação é do professor universitário, especialista em fisiologia e traumatologia e dono do box Aldeia CrossFit. Então, essa é a única mentira sobre crossfit desse post.

Calendário

Encontre um evento perto de você!

Compartilhe por email!
[i]
[i]