Três atletas são banidos do CrossFit Games 2017 por uso de doping

Atualizado em 24 de julho de 2017

Três atletas que se classificaram para o CrossFit Games 2017 testaram positivo em exames de dopagem realizados durante os Regionais e foram excluídos da competição. A informação foi confirmada pela CrossFit Inc. em seu site oficial.

O competidor individual Ryan Elrod e os membros de equipes Nick Thomas (CrossFit Marysville) e OJ Washington (Bear Republic CrossFit) foram imediatamente desclassificados, assim como suas equipes. Além disso, os três estão suspensos das competições oficiais da organização até julho de 2019.

Dessa forma, Elrod, Thomas e Washington estão fora não somente do CrossFit Games 2017, como também das duas edições seguintes. As equipes dos competidores também foram excluídas da edição atual, mas não foram punidas para os anos de 2018 e 2019.

 

 

Dos três atletas flagrados, apenas dois se manifestaram publicamente. Ryan Elrod, atleta individual de 34 anos que foi quinto colocado no Regional Atlântico e testou positivo para clomifeno (anti-estrogênico), disse que a substância estava em um medicamento para fertilidade que tomava desde fevereiro sob orientação médica.

OJ Washington, membro da equipe Bear Republic CrossFit, quarta colocada no Regional da Califórnia, testou positivo para metilhexaneamina e se defendeu relacionando a substância a um pré-treino.

O atleta de 31 anos disse que o suplemento pode ser comprado em qualquer comércio, mas mesmo assim se desculpou com seus colegas de box, patrocinadores e companheiros de equipe. A metilhexaneamina é encontrada no popular Jack3d, suplemento com venda proibida no Brasil.

Nick Thomas, terceiro atleta envolvido, não se manisfestou após ser flagrado por uso de osterina. A organização afirmou que nenhuma equipe ou atleta deverá ocupar as vagas dos três suspensos já que a competição começa em 10 dias.

O CrossFit Games 2017 acontece de 3 a 6 de agosto em sua nova sede em Madison, nos EUA. Nenhum brasileiro conseguiu a classificação para as categorias principais. Luiza Marques e Guilherme Malheiros estarão representando o país na categoria teen, enquanto Tiago Lopes e Cris Tourinho serão os brasileiros da categoria master.