Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

20 dicas para sua primeira competição de crossfit

As competições de crossfit crescem a cada dia no Brasil, assim como o número de praticantes. O ano de 2017 promete ser recheado de eventos pelo país (confira no nosso calendário de crossfit). Se a sua ideia é se desafiar em um torneio de crossfit na próxima temporada, separamos 20 dicas para você se preparar:

1 – Faça uma lista de acessórios e equipamentos antes de montar a sua mochila
Sinalize na lista cada item que você já colocou na mochila para diminuir as chances de esquecer algum acessório importante em casa.

2 – Leve mais de uma camiseta
Você não vai gostar de fazer o primeiro WOD e ficar resto do dia com a mesma camiseta suada na competição.

3 – Faça um bom desjejum
Você vai precisar de energia para competir em diferentes horários do dia. Às vezes, os campeonatos atrasam e você não pode competir com fome. Um bom café da manhã irá ajudar durante o dia.

4 – Aqueça para todos os WODs
Parece óbvio, mas não acontece em todos os eventos. É comum ver atletas se aquecendo para o primeiro WOD do dia, mas pulando essa etapa no segundo e no terceiro WODs. O aquecimento deve ser feito no máximo até 20 minutos antes de competir. Um aquecimento de 10 minutos muitas vezes já é o suficiente. Por exemplo: 5 minutos de corrida e 5 minutos de movimentos específicos.

5 – Desacelere depois de cada WOD
Mesmo que você se sinta muito cansado, tente remar por 5 minutos depois de cada WOD. Fazer o seu coração desacelerar lentamente acelera a sua recuperação física.

6 – Os juízes estão sempre corretos
Mesmo que eles não estejam, você deve aceitar a decisão e continuar no WOD. Ficar frustrado com um “No rep” do juiz irá fazer você perder foco e energia. 

7 – Leve uma cadeira de praia
Para sentar confortavelmente entre um WOD e outro. Pode ser até uma espreguiçadeira.

8 – Aceite o que você pode ou não controlar
Dormir bem, comer direito e preparar o psicológico são exemplos de coisas que você pode controlar. Horários da prova, juízes e uma air bike com defeito são exemplos de coisas que você não pode controlar. Fatores externos podem te derrubar na competição, então não deixe isso acontecer.

9 – Nunca estreie um acessório na competição
Se você tem um par favorito de sapatilhas para LPO que sempre usa nos treinos, não as deixe para trás na competição. Não leve um par novinho que nunca foi usado; você pode não conseguir os mesmos resultados.

Leia mais

Como o crossfit ajuda na luta contra a obesidade

Burpee: você sabe como surgiu esse movimento?

Netflix oferece 3 filmes sobre o CrossFit Games


10 – Divida a sua alimentação em pequenas porções

No dia da competição, você deve comer as mesmas coisas de sempre, mas as divida em pequenas porções. Desta maneira, você estará alimentado sem se sentir “muito cheio” para competir.

11 – Hidrate-se melhor
Tenha certeza de fazer uma hidratação correta pelo menos dois dias antes de competir. E tome água constantemente no dia da competição.

12 – Pit stop no banheiro
Você bebe muita água no dia da prova, então é importante ir ao banheiro pelo menos 30 minutos antes do WOD para não dar vontade de ir ao banheiro justamente na hora do WOD.

13 – Não se desespere
O seu desempenho no dia da competição não será muito diferente dos dias normais de treino. Nenhuma mágica fará sua força aumentar 20% naquele dia. Então relaxe, faça o que está acostumado e aproveite o evento.

14 – Orgulhe-se de participar da competição
É um grande passo competir pela primeira vez. Faça todo o possível para garantir que seu desempenho seja o melhor possível, sem ficar se questionando sobre o que mais poderia ter feito na preparação.

15 – Curta bastante
Divirta-se e comemore mesmo que não termine.

16 – Não coma nada que você não está acostumado
Mantenha a sua dieta padrão para evitar surpresas no dia da competição.

17 – Alongue e descanse entre os WODs
Alongar e descansar são práticas importantes na competição. Até uma soneca é uma ótima maneira de recuperar para o próximo WOD.

18 – Não olhe para o que os outros atletas estão fazendo
Antes, durante ou depois, não se preocupe muito com os outros, foque nos seus movimentos.

19 – Permaneça positivo
Isso irá manter você sempre competitivo e pronto para qualquer coisa.

20 – Dê o seu melhor e aprecie a camaradagem da comunidade
No crossfit, é comum atletas que já acabaram o WOD incentivarem os atletas que estão tentando terminar. Isso é raro de se ver em outros esportes, então aproveite a experiência.

Fonte: Olie Pellet

Calendário

Encontre um evento perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!