Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Conheça os benefícios de treinar com colete de crossfit

Foto: The CrossFit Games

Se você está acompanhando os Regionais do CrossFit Games, deve ter visto que no primeiro WOD os atletas vestiam uma espécie de colete. Para quem ainda não conhece, o colete de crossfit é um dos diversos acessórios utilizados pelos atletas em busca de evolução e adotado pelas organizações de campeonatos para dificultar as provas.

Assim como outros utensílios, o colete de crossfit possui suas particularidades e pode ser utilizado em diversos momentos de um treino de acordo com a necessidade de cada atleta.

 

Leia mais

Cinto de crossfit: saiba as vantagens e desvantagens

Munhequeira de crossfit é indispensável para proteção

Sapatilhas de LPO: saiba quando usar no WOD

 

Como o nome diz, o colete é uma vestimenta de sobrepeso colocada sobre o tronco do atleta, com a possibilidade de ajuste da carga. Um dos benchmarks mais conhecidos do CrossFit, o Murph exige que o atleta corra, faça barras, agachamentos e flexões de braço usando o acessório.

Mas quais são seus benefícios? Em movimentos em que utilizamos a força dos membros ou apenas o peso corporal, o colete de crossfit pode acrescentar força e aumentar a capacidade física e cardiorrespiratória do atleta.

Em exercícios ginásticos como Pull Ups, Rope Climb ou HSPU, quanto mais peso for colocado no colete, mais força o atleta terá que aplicar no movimento. Com tempo e frequência de uso, realizar tais exercícios sem o colete será uma tarefa mais fácil.

O mesmo ocorre com movimentos aeróbicos como corrida, Box Jump ou agachamentos sem carga. O uso do colete exigirá maior oxigenação no corpo do atleta, já que o esforço feito pelo acréscimo de peso será maior, garantindo assim maior consistência e capacidade para quando os movimentos forem realizados sem colete.

Também é importante saber que o uso desse acessório não deve ser constante e que o peso colocado deve estar de acordo com a capacidade de cada atleta. Vale lembrar que o colete de crossfit pouco interfere em agachamentos com carga como Front Squat ou Back Squat e também em movimentos de levantamento de peso olímpico.

Calendário

Encontre um evento perto de você!

Compartilhe por email!