ShutterstockFoto: Shutterstock

Burpee: 5 motivos para você amar esse exercício

Atualizado em 05 de maio de 2017
Mais em Treinamento

Burpee é provavelmente o exercício mais odiado do crossfit. Muitos não entendem a necessidade ou os benefícios de deitar no chão, levantar e saltar repetidas vezes. Além disso, o exercício é comumente associado a um castigo – pagar um burpee é uma “punição” normal.

Mas como o burpee tem seus benefícios, o WOD News mostra cinco bons motivos para você praticar o exercício:

 

 

1 – Cardiorrespiratório

Poucos sabem que o burpee foi criado em 1939 com a função de testar a aptidão física de combatentes do exército americano. A rápida velocidade em que o corpo vai da posição vertical para a horizontal seguidas vezes acelera a respiração e a circulação, melhorando a capacidade cardiorrespiratória do praticante.

2 – Coordenação corporal

Ninguém pratica o burpee mais bonito do mundo nas primeiras vezes em que se faz o exercício. Com o tempo, a técnica e a velocidade se aprimoram automaticamente. A coordenação corporal é essencial para diversos movimentos aeróbicos e ginásticos no crossfit.

3 – Emagrecimento

Com a frequência respiratória e o metabolismo acelerados, a execução dos movimentos gera queima de calorias. Executado com frequência e em alta intensidade, o burpee proporciona a queima de gorduras no corpo de quem pratica.

4 – Disciplina nos treinos

Por que o burpee é associado a castigos? Simplesmente pelo fato de os atletas não gostarem do movimento. Sabendo dos benefícios e para aplicar disciplina, professores e coaches aderem ao burpee caso alunos não cumpram regras como: guardar os materiais após o uso, usar o celular durante o treino, derrubar o magnésio no chão, entre outras rotinas no box.

5 – Força nos membros

Para ganhar velocidade para ir ao chão e logo se levantar, os atletas usam a força das pernas para saltar e dos braços ao empurrar o chão, controlando o peso do corpo. Logo, o exercício não exige só da aptidão física e cardiorrespiratória, como também da força nos braços e pernas.