Crossfit: como tratar e evitar mãos calejadas

Atualizado em 29 de novembro de 2016
Mais em Treinamento

O treinamento de crossfit pode deixar calos e feridas nas mãos. Repetições e mais repetições tornam a pele da palma das mãos calejada. Alguns praticantes da modalidade se orgulham dos calos, considerados “um sinal de guerreiro”, mas nem sempre essas marcas de treino são bons sinais. Pelo contrário.

Pele calejada é sinônimo de tecido ressecado, sem elasticidade. Quando os movimentos exigem que a pele acompanhe o movimento do corpo, como é o caso de um pull up butterfly, com movimentos giratórios, calos ressecados não acompanham, e aquela região periférica do seu calo irá rasgar. É isto o que acontece quando vemos aquelas indesejáveis tampas abrindo nas mãos.

Não é difícil evitar essa desagradável situação. Com um pouco de zelo e disciplina, suas mãos podem ficar num estado bem melhor. Basta desgastar a pele ressecada com uma pedra-pomes, encontrada facilmente nas farmácias. Há quem use lâminas de barbear no banho, mas não é um recurso tão eficaz e seguro como a pomes, que também deve ser usada durante o banho quente. Com sua pele já mais fina e elástica após esses cuidados, basta hidratá-la.

Para os homens: deixe o machismo de lado e use um hidratante sem cheiro. Garanto que não irá se arrepender. Um bom aliado para evitar bolhas e calos é o grip de couro vendido em lojas especializadas. Esse acessório encaixa nos seus dedos e é preso no punho. Com ele, um pedaço de couro vai proteger a palma das suas mãos, o que reduzirá os riscos de você machucar essa área mais sensível e exposta, com pele fina.