Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Crossfit para iniciantes: por onde começar?

Você está cansado dos treinos solitários de musculação? Já pensou em fazer crossfit? Essa pode ser uma boa escolha, ainda mais para aqueles que pretendem e precisam estar com um bom condicionamento físico. Mas tenha cuidado antes de pegar pesado nos exercícios. Antes de apostar no crossfit para iniciantes, procure seguir algumas dicas para evitar lesões.

As aulas de crossfit são divididas em três etapas. A primeira corresponde ao aquecimento e alongamento dinâmico; a segunda, traz os exercícios técnicos; e a terceira e última, o WOD (Work Out of the Day), é a aplicação de todos os exercícios funcionais em alta intensidade.

O crossfit para iniciantes começa com três aulas fundamentais, com até três alunos, que servem para avaliar e ensinar os movimentos de base das aulas coletivas. É nesse período que os professores identificam qual a restrição de atividade e dificuldades que o aluno pode ter, além de dar dicas do que precisa melhorar para cada exercício. O aluno fica por dentro do que precisar aprimorar, além de identificar quais seus limites.

 

Leia mais

Cinco dicas para iniciantes no crossfit

8 exercícios para iniciantes dominarem no crossfit

9 verdades e 1 mentira sobre crossfit

 

Após as aulas fundamentais, começam as coletivas. Nelas, o professor passa a mesma série para todos, iniciantes ou não. Porém, cada um faz os exercícios com carga individualizada e de acordo com o nível de condicionamento. Tudo, para priorizar a eficiência no exercício, sem se machucar.

Além disso, o aluno iniciante deve fazer dois dias seguidos de aulas na semana e descansar um. Prática diferenciada dos demais praticantes que fazem de três a quatro dias seguidos. O descanso, ou day-off, serve para relaxar as articulações, que são bastante exigidas durante o treino. O descanso também pode ser ativo, mas com atividades de intensidade baixa, como alongamento, corrida, bicicleta e natação.

Pouco mais de um mês depois, a adaptação do aluno iniciante acaba. Ele passa a sentir mais conforto nos movimentos dos exercícios e a acostumar o corpo com a dinâmica de aula. Também pode perceber uma melhora na resistência, força, condicionamento físico e cardiovascular.

Veja onde fazer crossfit em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília:

SÃO PAULO
CrossFit Itaim
Rua Tenente Negrão, 222, Itaim Bibi

CrossFit Brasil
Rua Clélia, 970 – Lapa

Crossfit Moema
Rua Alameda dos Maracatis, 404, Moema

RIO DE JANEIRO
Águia Crossfit

Avenida das Américas, 5000 , Shopping New York City Center, Barra da Tijuca

Crossfit Posto 9
Rua Major Rolinda da Silva, 104, Barra da Tijuca

Crossfit Corcovado
Rua Voluntários da Pátria, 470, Botafogo

MINAS GERAIS
Crossfit BH
R. da Bahia, 1605, Centro Belo Horizonte

Crossfit Pampulha
Rua Doutor Agnaldo de Monteiro, 71, Bairro Castelo

Academia Body On e Crossfit Guerreiro
Rua Mossoró, 140, Bairro Nova Floresta

BRASÍLIA
BSB Crossfit
Smdb Conjunto 26 – Lago Sul

Crossfit 2026
SIG quadra 8 lotes 2325/ 2335

Gymfit-9
SCEN Trecho 01 Lt 22/24, Clube Motonáutica

Calendário

Encontre um evento perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!