Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

As diferenças entre academias de crossfit e de musculação

Afinal, qual é a diferença entre academias de crossfit para as tradicionais de musculação? Se você praticou apenas uma dessas modalidades pode não entender o quanto esses locais são distintos.

Talvez você, nosso leitor, seja um dos adeptos do crossfit que deixou pra trás a prática de musculação. Ou talvez você seja aquele que não larga a musculação por nada e está cansado de ouvir seus amigos te convidarem para o crossfit. Então, entenda por que desses lugares são tão diferentes.

 

Leia mais

Munhequeira de crossfit é indispensável para proteção

Cinto de crossfit: saiba as vantagens e desvantagens

Agachamento no crossfit: por que quebrar a paralela

 

Uma das maiores diferenças é a questão estrutural. Academias de crossfit são popularmente conhecidas como “box”, caixa em português. Esse apelido se dá pelo fato de conter poucos aparelhos e muito espaço, exatamente o contrário das tradicionais academias de musculação.

É comum e frequente ouvirmos que o corpo é o principal instrumento do crossfit. Enquanto em academias encontramos esteiras, máquinas para abdominais, treinos de perna, agachamento, peito e braços, as academias de crossfit (ou boxes) apresentam acessórios como barras, anilhas, argolas, bolas, kettlebells, entre outros.

As mais equipadas contam também com remos e airbikes, uns dos poucos aparelhos exigidos no crossfit. Mesmo assim, o espaço segue sendo uma das marcas registradas dos boxes de crossfit, já que a atividade é muito mais dinâmica e exige muito mais movimentação do que a musculação.

Uma diferença que poucos percebem é sobre a presença de espelhos. Objeto quase que obrigatório em academias de musculação, o espelho é totalmente dispensável no ambiente de treino de crossfit. Na maioria dos casos, eles só estão disponíveis nos banheiros.

Além disso, as academias de crossfit permitem ao aluno treinar e aprender técnicas de diversas modalidades numa mesma aula. Podemos ter, por exemplo, num mesmo treino, movimentos de ginástica, levantamento de peso e corrida. A musculação, mesmo que com objetivos diferentes de cada aluno, não é um ambiente tão abrangente.

Porém, a diferença principal está na prática em grupo. Em academias de musculação, por mais que se tenha companhia física, suas aulas serão geralmente individuais, enquanto as aulas de crossfit são sempre realizadas para grupos em que todos fazem o mesmo workout.

A questão final é o seu gosto. Ambas as práticas são benéficas para a saúde se feitas de maneira correta e com acompanhamento profissional. Emagrecimento, ganho de massa muscular e resistência física pode ser o resultado final em ambos os casos, por exemplo.

Se você quer em seu treino um momento de tranquilidade, sem ser distraído ou atrapalhado, opte pela musculação. Se você quer uma aula bem movimentada, que exige mais de todo o seu corpo do que de regiões localizadas trabalhadas em aparelhos, procure academias de crossfit.

Calendário

Encontre um evento perto de você!

Compartilhe por email!