Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

4 fatores da psicologia que aumentarão sua vontade de treinar

Foto: Shutterstock

Todo atleta já teve um dia em que a motivação não estava alta e a vontade de treinar não apareceu. Encontrar uma forma de se motivar é um desafio para a muitos atletas e treinadores em diversas modalidades, inclusive no crossfit. É aí que entra a psicologia esportiva.

Tiago Duarte, mestre em psicologia esportiva pela Universidade de Ottawa, no Canadá, falou com o WOD News sobre o efeito da psicologia na motivação e sua influência na busca por resultados.

Duarte afirma que, embora esse seja um tema muito debatido na psicologia esportiva, não há uma receita de bolo. “O técnico tem que ser um artista, pois as pessoas são diferentes umas das outras”. Segundo ele, uma teoria que trabalha em cima de três fatores pode ajudar um atleta a se motivar.

  • Performance

“Se um atleta está vendo que a cada dia ele levanta mais peso, ou está com o condicionamento melhor, isso faz com que ele se motive”. Para Duarte, a competência é um fator determinante. “Uma vez que um atleta aprenda habilidades novas e sinta sucesso, você estará num caminho mais bem sucedido”.

  • Relacionamentos

Outro aspecto importante segundo o psicólogo é a questão social. “Vários estudos comprovam que casais ou amigos, por exemplo, que se exercitam sempre juntos têm mais chance de continuar num programa esportivo”, comenta ele, fazendo referência ao crossfit, modalidade que na maioria das vezes é praticada em grupo.

 

Leia mais

Dicas infalíveis de como manter a motivação no crossfit

O que separa um atleta Scale de um RX? Coach explica

5 maneiras de aproveitar melhor o seu WOD

 

  • Autonomia

Duarte comenta que a motivação de algumas é influencia pelo poder de escolha do que fazer ou quando fazer. “Numa academia de crossfit uma variedade maior no programa de treinamento ou nos horários das aulas faz com que as pessoas encontrem um bom motivo para estar ali”.

OUTRO FATOR ESSENCIAL

O psicólogo frisa a importância da autoconfiança para manter a motivação e também para alcançar resultados. “Se um atleta acredita que é capaz de concluir aquela rotina de treinamentos, ele tem uma chance mais alta de conquistar aquilo, mas essa certeza é influenciada por fatores externos”.

Duarte aponta a influência verbal como um dos principais influenciadores da autoconfiança. “Se alguém está me dizendo que sou capaz, isso me motiva e influencia minha forma de pensar”. Outra forma verbal de influenciar a autoconfiança é o desafio ou meta.

“Outra forma é o desafio, utilizado em forma de progressão, quando o treinador faz um projeto específico e alcançável. Conseguir realizar tal coisa em tanto tempo é totalmente motivador, pois a pessoa sente isso como uma forma de mostrar que é capaz. Isso é uma forma excelente de se trabalhar com atletas, independentemente de idade ou nível de treinamento”, finaliza Tiago Duarte.

Calendário

Encontre um evento perto de você!

Compartilhe por email!
[i]
[i]