Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

O que é EMOM? Entenda e conheça os benefícios do treinamento

Se você faz crossfit, já deve estar familiarizado com as nomenclaturas e termos específicos da prática, como o EMOM. Sigla de “Every Minute on The Minute”, é um protocolo de treinamento onde deve-se realizar uma determinada tarefa dentro de um minuto. Caso você realize a tarefa com menos tempo, deve-se descansar o restante do minuto. Caso não seja tempo suficiente, interrompa a tarefa e passe para a próxima.

Por exemplo: EMOM de 10 minutos de 30 Double Unders. Deve-se realizar dentro de um minuto, 30 repetições de saltos duplos e descansar o tempo que sobrar (caso sobre), num total de 10 vezes. Mas quais os benefícios do treinamento intervalado? A revista BoxLife Magazine publicou os pontos positivos do EMOM.

 

Leia mais

CrossFit Inc. anuncia punição de brasileiros flagrados no doping

Brazil CrossFit Championship: o que você precisa saber sobre o evento

Veja fotos do Reebok RF1, novo tênis de crossfit do Rich Froning

 

EMOM: conheça os benefícios

Controle do ritmo

Por ser um protocolo com tempo e exercícios pré-determinados, o EMOM permite que o atleta acompanhe seu ritmo em cada uma das séries. Por exemplo: a tarefa a ser cumprida é de 15 Wall Balls por minuto em 5 minutos. Se no primeiro minuto você realizou as 15 repetições em 30 segundos e no último minuto você realizou 15 competições em 50 segundos, você claramente diminuiu o seu ritmo.

Progressão

EMOMs são uma ótima forma para medir progressões de tempos em tempos. Novamente use o exemplo do EMOM de 5 minutos de 15 Wall Balls. Numa primeira tentativa a sua média é de 45 segundos para cada série de 15 Wall Balls. Semanas depois, você pode perceber que a sua média baixou para 35 segundos, podendo inclusive aumentar o número de 15 para 20, caso perceba melhora na sua performance.

Versatilidade

EMOMs podem ser programados com todos os tipos de exercícios que o crossfit oferece: levantamento de peso (Clean, Jerk, Snatch), agachamentos (Back Squat, Front Squat, Overhead Squat), movimentos ginásticos ou aeróbios, etc.

Tempo de descanso

Ao contrário de um WOD normal, EMOMs oferecem períodos de descanso que permitem que você analise seu desempenho após cada minuto. Como você se sentiu? Como foi sua técnica? Seu ritmo diminuiu significativamente? Depois de analisar cada conjunto, os EMOMs permitem que você refaça o trabalho no início do novo minuto.

VEJA 2 EMONS PARA VOCÊ TREINAR

HOPE (clique na imagem para ver os detalhes)

CHELSEA (clique na imagem para ver os detalhes)

 

Calendário

Encontre um evento perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!